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Culturas

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A área de "Culturas" foca na compreensão dos estilos alimentares, buscando atender às necessidades locais, criando uma experiência única para o consumidor.

Há cerca de 900 milhões de consumidores que confiam em nossos produtos. Isso é um reconhecimento aos nossos esforços de respeito às diferenças culturais, além de mais um incentivo para mantermos a integração entre as necessidades e os hábitos alimentares locais. Atualmente, mais de 60% das vendas da Danone são geradas em regiões geográficas novas, e operamos nos cinco continentes.

UMA ABORDAGEM LOCAL PARA PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM TODO O MUNDO

Encontrar soluções nutricionais relevantes, respeitando modelos alimentares locais: esse é o nosso desafio! Em outras palavras, temos como objetivo nos adaptar à situação, em vez de impor soluções.

É por isso que as nossas equipes na Danone Nutricia Research desenvolveram uma especialização em epidemiologia nutricional e sócio-antropologia da alimentação. Quanto melhor entendermos as diferentes partes que compõe a nutrição e identificarmos especificidades das práticas alimentares locais, mais relevantes nos tornaremos aos mercados locais.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE NUTRIPLANET?

NutriPlanet é uma abordagem original que fornece os elementos essenciais para aprofundar o conhecimento de alimentos e de contextos locais de nutrição e saúde em países onde a Danone opera. O objetivo é desenvolver produtos relevantes à cultura local, que atendam necessidades específicas e que estejam enraizados nos hábitos e estilos de alimentação local.

O NutriPlanet já é utilizado em 45 países e se concentra em dois temas principais:

• Compreensão do contexto de nutrição e saúde do país. Para isso, nossas equipes trabalham com dados disponíveis em literatura científica. Este conhecimento é reforçado por meio de entrevistas com especialistas locais sobre questões específicas, como as condições nutricionais, preocupações relacionadas à saúde pública, principais doenças relacionadas à alimentação, etc.

• Compreensão do significado sócio cultural da alimentação. Quais são as práticas de consumo das famílias? Quais os seus hábitos de compra de suprimentos? Como preparar e processam os alimentos? Que conceitos e representações estão ligados à dieta e à alimentação (valores, crenças, atitudes, símbolos, etc.)? A investigação destas questões nos permite compreender melhor os hábitos e estilos alimentares locais.

 

 

FAVORECENDO AS PREFERÊNCIAS INDIVIDUAIS

Os nossos estudos "culturais" levaram ao surgimento de um tipo de "ciência" do consumidor. Em outras palavras, os indivíduos tornaram-se referência central para o produto.

É por isso que os consumidores são o foco da equipe de "Ciência de análise sensorial e comportamental", um grupo de especialistas em sociologia, psicologia, análise sensorial, estatísticas, etc., que trabalha para garantir que um produto seja o preferido do público, em termos de sabor, textura, cor e tamanho.

É assim que combinamos o prazer e a saúde das mais diferentes formas, como por exemplo: A Bonafont com sabor de hibisco no México; o iogurte em embalagem de saco plástico na Argentina; ou branco como a cor dominante das embalagens na Rússia.

 

 

CRIANDO UM SIGNIFICADO COLETIVO

A Danone está empenhada no desenvolvimento de inovação social, onde quer esteja presente.

As ações desenvolvidas pela danone.communities cultivam essa visão: focam no desenvolvimento de negócios que maximizem o impacto social, desenvolvendo as competências dos atores locais e incluindo as comunidades na cadeia de valor.

Para a Danone Nutricia Research, isso significa que, sim, temos que desenvolver produtos e processos inovadores. Mas, ao fazê-lo, também temos que proteger o meio-ambiente e o uso sustentável dos recursos agrícolas e hídricos. Nós fazemos parte desta visão. Nossas equipes ajudam a desenvolver círculos socioeconômicos íntegros.

 

 

CHARLOTTE C., ESPECIALISTA NUTRICIONAL E DE ESTILOS DE ALIMENTAÇÃO

"Nossa abordagem local inovadora nos permite entender, analisar e transformar dados nutricionais e de saúde pública, bem como informações sobre os hábitos alimentares. O que nos possibilita oferecer soluções especificamente desenvolvidas e com maior probabilidade de serem adotadas."