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Nosso Legado

Nascida graças à incorporação da BSN e Gervais Danone em dezembro de 1972, a Danone é acima de tudo a história do encontro entre Daniel Carasso e Antoine Riboud. Esta seção traça a história da Danone, porque a nossa história é a base sobre a qual vamos continuar a construir e moldar o futuro desta incrível aventura humana.

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1919

SURGIMENTO DE DANONE EM BARCELONA, ESPANHA

Isaac Carasso viveu em Barcelona na década de 1910. Ele observou que muitas crianças sofriam de infecção intestinal. Ciente da pesquisa sobre fermentos lácteos liderada pelo detentor do prêmio Nobel e diretor do Instituto Pasteur, Ilya Mechnikov, Isaac decidiu criar um produto conhecido nos Balcãs por seus benefícios à saúde: o iogurte. Ele lançou a marca Danone em 1919, em homenagem a seu filho Daniel, cujo apelido era "Danon". A Danone está comprometida com a alimentação saudável desde o início!

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1929

A DANONE CHEGA À FRANÇA

Daniel Carasso funda a Société Parisienne du Iogurte Danone e abre a primeira loja de varejo na rua André Messager, em Paris. Ele também cria o primeiro slogan publicitário da marca: "Delicioso e saudável, o iogurte Danone é a sobremesa perfeita para uma digestão saudável e prazerosa". A Danone é a pioneira a unir em sua mensagem aspectos como saúde e prazer. Os franceses se mobilizam a experimentar os pequenos jarros de cerâmica do iogurte Danone, primeiramente vendidos nas farmácias, antes de se tornarem disponíveis para compra nas tradicionais bancas de queijo da França.

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1941

O INÍCIO DO SONHO AMERICANO

Em 1941, Daniel Carasso e sua esposa deixam a França com destino a Nova Iorque. Logo após sua chegada, Daniel Carasso vê um anúncio que diz: Empresa de iogurtes à venda. Ele decide investigar. "Foi uma loja no Bronx, gerida por um casal de senhores gregos, que produziam entre 100 e 200 potes de iogurte por dia para as lanchonetes da região". Com esta aquisição, ele funda a Dannon Milk Products Inc., em 1942.

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1966

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Em 1966, Antoine Riboud cria a empresa francesa BSN, uma fusão entre a Verreries Souchon- Neuvesel, uma das maiores fabricantes de frascos e garrafas da França e a Boussois, segunda maior produtora de vidro plano da França. Com 8.815 funcionários, a BSN se transforma em uma produtora de vidro capaz de competir em escala europeia.

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1970

INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Com a aquisição da Evian, Kronenbourg, Société Européenne de Brasseries em 1970 e da Bledina (originalmente Evian Solide), a BSN torna-se líder nas categorias de bebidas e de comida para bebê da França.

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1972

O DISCURSO DE MARSELHA

Em um discurso para 2.000 executivos no Assises du Patronat, realizado em Marselha, Antoine Riboud redefine o papel tradicional do líder empresarial. Motivado pelos ideais de maio de 1968, ele anuncia uma abordagem diferente de gestão e delineia uma nova visão de responsabilidade social corporativa. Nasce o duplo compromisso da Danone para o sucesso empresarial e o progresso social. Seu discurso marca a primeira vez que um empregador salientou a necessidade de se considerar o lado humano dos negócios, na França.

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1972

UM ENCONTRO DE DOIS VISIONÁRIOS

A história da fusão entre a BSN-Gervais e a Danone é, principalmente, a história de um encontro que aconteceu em 1972 entre Daniel Carasso e Antoine Riboud, dois visionários, no CEDEP - um centro de desenvolvimento profissional para executivos que suas empresas haviam ajudado a fundar, um ano antes. Daniel Carasso quer expandir o crescimento da Danone internacionalmente e vê em Antoine Riboud um talento empresarial inconfundível. A fusão entre as duas empresas é anunciada em dezembro de 1972, e nasce uma gigante da indústria alimentar.

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1980s

EXPANSÃO EUROPÉIA

A expansão europeia iniciou-se em 1979, quando a BSN-Gervais Danone adquire várias outras empresas, incluindo a Amora, Maille, Vandamme, La Pie qui Chante, Liebig, Galbani e a Volvic, tornando-se, em menos de 20 anos, a terceira maior empresa de alimentos da Europa, líder de mercado na França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, Luxemburgo e Portugal.

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1990s

AMBIÇÕES GLOBAIS

A BSN-Gervais Danone busca propulsores de crescimento ainda mais longe, e depois da Europa Oriental, a Ásia e a América Latina tornam-se alvos óbvios. Sua primeira grande aquisição asiática acontece em 1991, com a Amoy, baseada em Hong Kong, uma especialista em molhos de soja e alimentos congelados.

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1990s

EXPANSÃO PARA O LESTE DA EUROPA

Com a queda do Muro de Berlim, a BSN entra no mercado da Europa Oriental, inicialmente na Hungria e posteriormente expandindo-se para a Polônia em 1991, seguida da República Checa em 1992 e a Rússia em 1992 e, por fim, a Bulgária em 1993, completando assim a sua expansão europeia. Durante uma viagem para a Rússia em 1991, Antoine Riboud ficou impressionado com as longas filas fora uma loja do McDonald’s; um ano mais tarde moscovitas estavam fazendo fila na frente da própria loja da Danone na Avenida Gorki.

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1991

O INSTITUTO DANONE: PROMOVENDO A BOA NUTRIÇÃO

Em 1991, é criado o primeiro Instituto Danone, uma organização independente e sem fins lucrativos que promove a pesquisa sobre nutrição, informa os profissionais de saúde e promove o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis junto aos consumidores. Atualmente, existem 19 institutos em todo o mundo, reunindo mais de 250 especialistas.

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1994

NASCE UMA ESTRELA

Em 1994, o nome BSN-Gervais Danone é encurtado para "Danone", uma marca com potencial global que já era familiar para os consumidores em 46 países - e a fonte de quase um quarto das vendas do grupo. Com o novo nome vem um novo logotipo: uma criança olhando para uma estrela. Ele simboliza a nossa ambição de evoluir e chegar cada vez mais alto e mais longe.

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1996

FRANCK RIBOUD É NOMEADO CEO

Em Maio de 1996, Franck Riboud é nomeado CEO da Danone, sucedendo seu pai. Ele continua a expansão internacional da empresa, concentrando-se em três áreas com maior potencial de crescimento e detentoras das marcas mais fortes: Produtos Lácteos Frescos, Águas e Biscoitos.

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1996

NOVO CEO, NOVA AGENDA INTERNATIONAL

Sob a liderança de Franck Riboud, o ritmo de crescimento internacional foi estabelecido. Na divisão de Produtos Lácteos Frescos, a Danone criou parcerias com a Clover na África do Sul, em 1996, com a La Serenisima na Argentina, e com a Stonyfield nos EUA. Na divisão de Águas, as alianças incluíram a Bonafont no México, em 1995, a Aguas Minerales na Argentina, 1996, e a Aqua na Indonésia, em 1998.

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1997

A ADOÇÃO DE VALORES REPRESENTADOS PELA SIGLA HOPE

Em 1997, a Danone define seus valores e cria a sigla HOPE (humanism, openess, proximity and openess), que reúne os valores: humanismo, abertura, proximidade e entusiasmo, com o objetivo de incorporá-los a gestão diária da empresa. Estes valores servem como base para uma visão corporativa única que projeta a nossa força e a nossa identidade em todo o mundo.

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1997

3 NEGÓCIOS PARA O CRESCIMENTO

O Grupo continua sua expansão internacional, concentrando-se nas divisões de Produtos Lácteos Frescos, Águas e Biscoitos - as três áreas com maior propensão para o crescimento internacional.

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2000

MAIS QUE UMA COMPETIÇÃO DE FUTEBOL

A Copa das Nações da Danone é a maior competição internacional de futebol do mundo para crianças com idades entre 10 e 12 anos. A Danone se orgulha de ter criado e organizado esta competição durante os últimos 16 anos e ter inspirado os sonhos de milhões de jovens, em todo o mundo. É uma oportunidade para as crianças conhecerem outras culturas e, para a maioria delas, é a primeira oportunidade de viajar. Esta competição torna-se um símbolo da cultura corporativa da empresa.

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2001

DANONE WAY: UMA AVALIAÇÃO INTERNA

A implantação do Danone Way, em 2001, incentiva todas as áreas de negócio a avaliarem seu próprio desempenho e lança iniciativas que unem o sucesso do negócio com a responsabilidade dos funcionários, stakeholders (de fornecedores a consumidores) e o meio ambiente.

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2002

PESQUISA GERA CRESCIMENTO

O centro de pesquisa internacional da Danone em Palaiseau, ao sul de Paris, é um forte catalisador da inovação mundial para todas as marcas das divisões de Produtos Lácteos Frescos e Águas. A equipe do centro é inspirada por missões que refletem a filosofia de Pesquisa & Desenvolvimento da Danone: desenvolver produtos seguros, proporcionar a saúde e o bem-estar por meio da alimentação e entender e se adaptar aos aspectos culturais dos nossos consumidores.

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2006

A SAÚDE FAZ PARTE DA NOSSA MISSÃO

"Desde o primeiro uso de fermentos lácteos por Isaac Carasso, no início do século 20, a saúde e o bem-estar são os objetivos principais de todos os nossos produtos", disse Franck Riboud, ao descrever a missão da empresa de "Levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível." Hoje esta missão é seguida pelos 100.000 Danoners (como são chamados os funcionários da Danone), motivada pela crença de que a nutrição pode e deve contribuir para levar a saúde aos consumidores de todas as idades, em todos os países, de todas as culturas.

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2007

REDE DE NEGÓCIO SOCIAL

O Grameen Danone cresceu a partir da parceria entre a Danone e o Grameen Bank, banco de microcrédito fundado por Muhammad Yunus. Grameen Danone é um negócio social destinado a produzir iogurte fortificado com nutrientes, acessíveis às populações rurais pobres. Em 2007, a Danone deu o próximo passo, criando a danone.communities, uma ferramenta financeira inovadora, incubadora de empresas sociais. O Fundo danone.communities oferece apoio técnico e financeiro para uma variedade de projetos.

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2007

PORTFÓLIO CENTRADO NA SAÚDE

A Danone vende sua divisão de Biscoitos para a Kraft em 2007 e compra a Royal Numico, líder global em Nutrição Infantil e Especializada. Com esta aquisição, a Danone concentra seus negócios em 4 divisões centradas na saúde. A Royal Numico tem um portfólio de marcas fortes, entre elas a Nutricia, a Milupa e a Cow & Gate. A presença internacional da Numico nos mercados de Nutrição Especializada e de comida para bebês trouxe novas oportunidades de crescimento e lucro para a empresa, além de ajudar no cumprimento da missão da Danone.

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2008

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE: CRIAÇÃO DE MEIOS DE SUBSISTÊNCIA

Em 1998, a Danone assina a Convenção Internacional de Ramsar sobre proteção das zonas húmidas. Dez anos mais tarde, cria o Fundo Danone para a Natureza para desenvolver e fornecer financiamento para programas inovadores de compensação de carbono. O âmbito dos nossos esforços sociais é ampliado com a chegada de outras empresas ao nosso Fundo de Subsistência, lançado em 2011.

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2009

APOIO AOS NOSSOS ECOSSISTEMAS

Em 2009, a Danone fez uma contribuição inicial de 100 milhões de euros para financiar o Fundo de Ecossistemas Danone. Sua missão é cocriar soluções inovadoras com organizações sem fins lucrativos que gere valor social e econômico para os pequenos players da economia local e para a Danone. O fundo apoia 56 projetos em cerca de 26 países e 40 CBUs com 42 parceiros, com foco na expansão da agricultura de laticínios, sistemas de distribuição local, redes de reciclagem de embalagens, serviços pessoais e desenvolvimento socioeconômico das regiões em torno das nossas fábricas.

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2010

DAN'CARES: O COMPROMISSO DUPLO NO TRABALHO

O Dan'Cares, nosso programa básico de saúde, supre a necessidade de assistência médica em alguns países. Além de promover a saúde, o Dan'Cares representa um progresso social significativo, sendo uma ferramenta eficiente par atrair o interesse de funcionários, aprofundar sua lealdade e engajamento e reduzir o absentismo.

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2010

DANONE UNIMILK: UMA PARCERIA NATURAL

Com a aquisição da Unimilk, a Rússia ultrapassa a Espanha e se iguala à França como o maior mercado da Danone. As duas empresas se complementam. A Danone tem expertise nas áreas de marketing e em pesquisa e desenvolvimento, aliados a uma forte cultura de gestão. A Unimilk está firmemente estabelecida no mercado, graças a marcas conhecidas como a Prostokvashino e a TEMA (nutrição infantil), além de dispor de uma excelente rede de distribuição local. A Danone Rússia agora conquista a posição perfeita para o crescimento nos dois segmentos chave do mercado daquela região: produtos lácteos inovadores e tradicionais, como o kefir.

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2013

MERCADOS EMERGENTES: 60% DOS NEGÓCIOS

Em 1996, O leste da Europa foi responsável por quase 80% das vendas da Danone. Em 2013, 60% das vendas foram provenientes dos mercados emergentes. O novo equilíbrio global da empresa é o resultado da diversificação geográfica e de uma estratégia de expansão iniciada em meados dos anos 90. A renovação do modelo industrial e social da Danone foi bem-sucedido, adaptando-se às necessidades nutricionais de diferentes mercados e cultura.

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2013

UM PLANETA SAUDÁVEL

Para a Danone, uma alimentação saudável começa com uma natureza saudável. A Danone identificou quatro áreas-chave, para as quais estabeleceu compromissos a serem atingidos até 2020: clima, água, embalagem e agricultura. Os objetivos da Danone relacionados ao meio ambiente incluem o combate às as alterações climáticas, a proteção dos recursos hídricos, a transformação de resíduos em recursos e a promoção da agricultura sustentável.

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2013

CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE ÚLTIMA GERAÇÃO

A Danone abre seu novo centro de pesquisa e inovação em Utrecht, na Holanda, chamado Nutricia Research. O centro abriga 400 cientistas e especialistas, representando 30 nacionalidades diferentes, com foco em estudos nas áreas de Early Life Nutrition e Nutrição Especializada avançada, em 2013.

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2014

MUDANÇA NA GOVERNANÇA DA DANONE

Em 02 de setembro de 2014, sob recomendação de Franck Riboud, o Conselho Administrativo da Danone vota a favor da separação das funções de Presidente e CEO, nomeando Emmanuel Faber como CEO, com Franck Riboud permanecendo como Presidente do Conselho.

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2014

DANONE E MARS CRIAM O FUNDO LIVELIHOODS DE AGRICULTURA FAMILIAR

A Danone e a Mars, duas das maiores empresas de alimentos do mundo, assinaram uma parceria para a criação de um fundo de investimento inovador, o Fundo Livelihoods de Agricultura Familiar (chamado de 3Fs, do inglês Funds for Family Farming). O Fundo auxilia empresas a aprenderem novas formas de fonte de subsistência sustentável com os materiais de que necessitam da agricultura familiar, proporcionando assim uma melhoria significativa nas condições de vida desses agricultores e suas comunidades. O fundo está aberto a qualquer empresa que compartilhe da sua missão.

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2014

UMA NOVA FRONTEIRA

A dinâmica econômica e social na África é impulsionada pelo crescimento dos mercados internos e pelo surgimento de uma classe média significativa. Há mais de 20 anos na África, a Danone segue um plano de investimento de mais de um bilhão de euros no continente, por mais de dois anos, para consolidar a sua posição além de expandir para novos territórios. Este investimento é acompanhado por parcerias sólidas com partidos oficiais locais e um compromisso sustentável para o desenvolvimento local.

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2015

O MANIFESTO

Desde o início, Antoine e Franck Riboud destacaram a importância do fortalecimento do impacto econômico e social do crescimento da Danone. Em 2015, sob a liderança de Emmanuel Faber, a Danone lança seu "Manifesto". E os 100.000 funcionários da empresa é que dão vida a ele. O manifesto descreve como a Danone pretende cumprir sua missão de levar a saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível.