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Presença global

A Danone tem operação em mais de 130 países nos cinco continentes. Isso representa uma variedade muito rica de especificidades geográficas, culturas, comunidades e estilos de vida para compreender, criar e adaptar a melhor oferta possível.

DANONE NO MUNDO

O novo equilíbrio global da empresa é resultado de uma estratégia de diversificação e expansão geográfica, iniciada em meados dos anos 90, que envolve:

  • Reorganização em 4 linhas principais de negócio, com forte potencial de crescimento internacional
  • Conquista de novos mercados - 3 a 4 países por ano
  • Conquista de novos consumidores regulares nos países onde a Danone já está estabelecida.

2015 : 10 PRINCIPAIS PAÍSES EM VOLUME DE NEGÓCIO GLOBAL

Mexico
Mexico

 

Na América Latina, onde as quatro categorias apresentam forte crescimento, nossas equipes vem trabalhando por uma década para alavancar este crescimento

Este crescimento contínuo coloca o México na lista que engloba nossos 10 Principais Mercados, juntamente com a Argentina e o Brasil (em termos de volume de negócios).

O crescimento urbano é destaque no México, espera-se que 82% da população concentre-se nas cidades em 2030. Paralelamente a este crescimento, há um aumento significativo da obesidade, diabetes e outras doenças. Neste cenário, o objetivo principal da Danone é oferecer ao consumidor mexicano alternativas para as tendências de fast-food, refrigerantes e serviço delivery em geral, que surgiram nas últimas décadas.

Como exemplo, uma de nossas marca líderes, a Bonafont, desenvolve uma estratégia que se baseia na aproximação com os consumidores, que se estende desde a produção até a concepção dos produtos, embalagem e distribuição.

Muitas micro-fábricas engarrafam água na região onde será consumida, e nossas linhas de produtos oferecem águas com sabor de frutas como uma alternativa para bebidas adoçadas com açúcar. Estes produtos são fornecidos em diferentes embalagens, que vão de grandes pacotes a garrafinha individuais. Nosso modelo de distribuição complementa os canais tradicionais com uma rede de mais de 3.000 vendedores de rua, o que nos mantém próximo aos nossos consumidores durante todo ciclo.

INOVAÇÃO SOCIAL

Alinhados às políticas corporativas de água da Danone, estamos empenhados em ajudar as comunidades locais no que diz respeito ao acesso à água potável no México. Muitos moradores de El Alberto, uma das regiões mais secas do país, precisam percorrer longas distâncias para obter água de fontes locais, que, muitas vezes, estão poluídas. Com o projeto EcoAlberto, trabalhamos com a Fundação Porvenir e a danone.communities para construir uma estação de tratamento de água local, que é então transportada para aldeias vizinhas e vendida a um preço acessível. Cerca de 25.000 pessoas passaram a ter acesso à água potável por meio deste projeto que também gerou empregos para as 250 mulheres encarregadas da distribuição.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), das cerca de 750 milhões de pessoas da população mundial, uma entre nove não têm acesso à água potável.

Indonesia
Indonesia

Indonesia é o sexto mercado da Danone

Juntamente com a China, a Indonésia forma uma forma de ponte para o nosso crescimento na região da Ásia-Pacífico. Graças às nossas marcas Aqua e Mizone, ocupamos o primeiro lugar no mercado de águas da Indonésia. Somos líderes também na área de Early Life Nutrition, com as marcas SGM e Sari Husada, que detêm 40% de participação de mercado. As vendas para estas duas categorias somam mais de 1 bilhão de euros, e o volume total da marca Aqua de água engarrafada é o maior distribuído pela Danone em qualquer lugar do mundo.

Na última década, o crescimento econômico cortou pela metade o número de indonésios que vivem em situação de miséria, mas a desnutrição, as alterações climáticas e as catástrofes naturais ainda representam uma ameaça para a segurança alimentar e para a melhor nutrição de todos.

Neste cenário, proporcionar uma alimentação saudável e acessível para o maior número de pessoas é um desafio diário, mas estamos trabalhando para cumpri-la, criando uma oferta que atenda às necessidades locais.

Ao mantermos estes esforços, em estreita parceria com as associações, profissionais de saúde e comunidades locais, estamos solidificando a posição da Danone e promovendo o crescimento sustentável na Indonésia.

China
China

A China é o terceiro mercado da Danone e no começo de 2015 possuía mais de 650 milhões de usuários de internet

Atualmente, os consumidores chineses estão mais conectados, mais urbanizados, mais prósperos e mais exigentes. Fatores como segurança e qualidade alimentar continuam a ser uma prioridade, especialmente no que se refere à alimentação do bebê. Além disso, eles dependem muito da Internet, não só para comprar on-line, mas para o acesso à informação sobre de produtos e marcas, por meio de avaliações de outros usuários.

Compras pela Internet correspondem a 30% das vendas na China, em nossa divisão de Early Life Nutrition. Embora a economia chinesa esteja desacelerando de um modo geral, o crescimento do mercado da divisão de Early Life Nutrition manteve-se em 10% em 2015, e esperamos que gire em torno de 7% em 2020.

Na divisão de Águas, a Mizone é a marca líder no mercado chinês de águas aromatizadas. Após anos de crescimento muito forte, a marca consolida sua posição, acompanhando de perto o crescimento econômico chinês, que se mantém abaixo de 10%.

Enquanto o país enfrenta graves problemas de poluição, o governo chinês está implementando uma série de medidas de proteção ambiental. A Danone ressaltou seu compromisso com este esforço, com o apoio ao Projeto Eco-Longmen, que busca a restauração da bacia hidrográfica Jiaquan, em Longmen County, conscientizando a população local sobre a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis ​​e uma melhor gestão dos recursos hídricos.

Rússia
Rússia

Danone está perto de celebrar 25 anos de presença no mercado russo - um dos nossos maiores mercados desde a fusão com a Unimilk, gigante de produtos lácteos local

A Rússia é o maior país do mundo – com área duas vezes maior que a dos Estados Unidos, que a torna o maior país onde operamos. Um gigante nas áreas petrolífera, agrícola e industrial, converteu-se em uma economia de mercado e oferece um enorme potencial para pelo menos três das nossas linhas de negócio: Produtos Lácteos Frescos, Early Life Nutrition e, mais recentemente, Nutrição Especializada.

A Rússia está posicionada entre os países que recebeu maior investimento da Danone nos últimos anos, por meio da aquisição da Unimilk, que integrou a expertise e os métodos de trabalho das duas empresas. A fusão também alavancou forças complementares ao longo de toda a cadeia logística, desde a encomenda até a entrega - um desafio único em um país tão grande.

Nossos investimentos são condizentes com a importância dos produtos lácteos tradicionais na dieta das famílias russas. Essencial e naturalmente saudável, a população é altamente resistente à substituição destes produtos tradicionais por produtos mais modernos, que são vistos quase como "doces" desnecessários.

Contudo, na realidade, os produtos tradicionais são muito menos convenientes já que, frequentemente, são preparados ou misturados a outros ingredientes da culinária russa, o que os torna menos saudáveis. Em 2015, lançamos uma nova linha que concilia a tradição e a modernidade, oferecendo produtos 100% naturais, produtos prontos para utilização, sem adição de açúcares ou corantes e com embalagem toda na cor branca.

Estados Unidos
Estados Unidos

Estados Unidos, líder de mercado da Danone em 2015

A ingestão de iogurte entre os americanos ainda é considerada baixa, com uma média de 7 kg por pessoa por ano, comparado a 30 kg ou mais entre os europeus. Mas o sucesso do iogurte grego mostra que os consumidores norte-americanos estão dispostos a mudar os seus hábitos, quando existe a opção de um produto que os agrada.

A Dannon, nossa subsidiária americana, atenta a esta oportunidade, agarrou-a, ciente de que os americanos ingerem apenas 52% do volume de produtos lácteos recomendado*, e que mais de 80% das mulheres apresentam deficiência de cálcio. Embora os consumidores americanos prefiram leite e queijo, a Dannon está determinada a convencê-los sobre os benefícios nutricionais que o iogurte pode acrescentar à sua alimentação diária. E a aposta neste enorme mercado alimentar está apresentando bons resultados.

* Dados do Departamento de Agricultura e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos

Nossas vendas demonstram que a Dannon conquistou o primeiro lugar e continua ampliando sua vantagem comercial sobre os concorrentes de mercado. Embora o espaço para produtos lácteos frescos nas prateleira norte-americanas ainda seja, em média, de apenas cinco metros (comparado a cerca de 15 metros no mercado europeu), o fenômeno do iogurte grego vem ampliando este espaço, abrindo novas e promissoras oportunidades.

Outro ponto chave do crescimento no mercado norte-americano é a inovação. Em apenas um ano, a Dannon renovou a sua oferta em três segmentos importantes. Além de lançar o Oikos Triplo Zero no segmento grego, relançou a marca Danimals para as crianças, com nova receita, mais nutritiva, quantidades menores de açúcar e gordura, além de mais vitamina D e outros nutrientes – uma ação que levou a empresa ao topo do segmento infantil dos EUA. A Dannon também renovou o segmento de iogurte tradicional, com uma versão do Light & Fit, com alta quantidade de proteína.

Africa
Africa

EM 2050, a AFRICA representará mais da metade do crescimento demográfico global

A adaptação dos nossos produtos às necessidades e ingredientes locais é especialmente importante na África - um mercado altamente tradicional, desde matérias-primas agrícolas até as necessidades nutricionais, e desde os orçamentos domésticos até o desenvolvimento da infraestrutura.

O forte momento econômico, social e demográfico do continente, impulsionado pelo crescimento dos mercados domésticos e o surgimento de uma considerável classe média, torna a região importante para o futuro da Danone e para o cumprimento da nossa missão.

A criação de uma unidade dedicada na África nos permitiu trabalhar em nossos fundamentos, começando com o desenvolvimento de canais de fornecimento, além de criar ou apoiar infraestruturas locais. Nossos investimentos concentram-se na necessidade de produção e capacidade de distribuição, e em atender a essa necessidade por meio de canais e práticas locais.

Adotamos a mesma estratégia com foco nos parceiros em diferentes partes do continente africano, investindo na Centrale Danone, no Marrocos, na Fan Milk, na África Ocidental e na Halayeb, especialista em queijo fresco, no Egito.

África: Novos modelos para um novo negócio

No Senegal, estamos trabalhando com o Fundo danone.communities para apoiar a La Laiterie du Berger, uma pequena empresa que realiza coleta de leite com pastores locais. A parceria fortalece a indústria leiteira local, levando condições melhores de vida para cerca de 800 famílias de pastoreio, além de fornecer aos consumidores senegaleses um thiakry – o tradicional cuscus da África Ocidental - delicioso e nutritivo. Esta receita tradicional daquela região combina grão de millet, um tipo de grão de milho local, com um iogurte que contém alto teor de proteína e energia. Aqui, o desafio era tornar o produto acessível, sem comprometer o sabor.

Em 2025, o Fundo de Subsistência para a Agricultura Familiar (Livelihoods 3F) terá investido 120 milhões de euros no auxílio a 200 mil fazendas africanas, asiáticas e latino-americanas, possibilitando a conversão de práticas agrícolas e o combate à degradação ambiental, aumentando as receitas dos agricultores e ajudando as empresas a desenvolverem canais de fornecimento sustentáveis ​​com a agricultura familiar. Cada uma destas iniciativas é apenas mais um marco da nossa busca por um crescimento econômico mais responsável e mais sustentável, onde quer Danone esteja presente.