Related searches

Agricultura Sustentável

APOIAMOS A AGRICULTURA COMPETITIVA, QUE RESPEITA OS ECOSSISTEMAS NATURAIS E GERA VALOR ECONÔMICO E SOCIAL.

Proteger o nosso ciclo global de alimentos é fundamental para a sustentabilidade do nosso negócio. Por isso, queremos construir e preservar um ciclo de alimentação saudável. Oferecer uma dieta mais saudável e mais sustentável é um ato que caminha lado a lado com fazendas resilientes, que funcionam em harmonia com a natureza e geram valor econômico e social. Nossos objetivos relacionados à agricultura sustentável são fundamentais para o cumprimento desta meta e, portanto, nosso objetivo é desenvolver novas ferramentas e soluções, colaborar com os fazendeiros que manejam recursos da agricultura de forma eficaz e continuar a buscar soluções para nossos desafios agrícolas em um diálogo transparente e aberto com as partes interessadas.

140 mil

AGRICULTORES FORNECEM SEU LEITE PARA A DANONE DIARIAMENTE NO MUNDO

75%

É A META PARA LEITE SUSTENTÁVEL EM 2020 NO MUNDO

2016

MAPA DE FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL ATÉ O FINAL DO ANO NO MUNDO

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E SEGUROS

Trabalhamos para preservar e melhorar a qualidade das matérias-primas agrícolas produzidas de forma sustentável, desde o seu cultivo até o consumo. Colaboramos com os agricultores, disponibilizando treinamento, aconselhamento e informações sobre qualidade e melhores práticas, além de atuarmos com nossos parceiros ao longo da cadeia alimentar para garantir a mais alta qualidade e segurança alimentar dos nossos produtos.

INCENTIVO A PRÁTICAS EFICIENTES DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS

Para ser sustentável, uma fazenda deve ser economicamente viável. Trabalhamos em conjunto com outras partes interessadas da indústria alimentar para ajudar os agricultores a produzir ingredientes nutritivos e rentáveis, que lhes permitam criar suas famílias de forma sustentável. Além disso, apoiamos programas específicos de redução e recuperação de resíduos agrícolas.

GERAR VALOR ECONÔMICO E SOCIAL PARA OS AGRICULTORES

O bem-estar dos agricultores é um fator-chave para a agricultura sustentável. Nossa estratégia inclui o incentivo a modelos de negócio que proporcionem aos agricultores um rendimento sustentável, além de preservar o seu bem-estar e saúde e apoiar o compartilhamento das melhores práticas e de cooperação com as partes interessadas.

FORNECIMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS SUSTENTÁVEIS

A agricultura sustentável deve se esforçar para manter o delicado equilíbrio dos ecossistemas e ciclos naturais dos quais ela depende. As principais prioridades da Danone são: preservar e melhorar a qualidade do solo, proteger e gerir os recursos hídricos, proteger a biodiversidade, minimizar as emissões de gases de efeito estufa e maximizar a captura de carbono, promovendo assim o bem-estar animal. Estas são as prioridades-chave da nossa estratégia de fornecimento sustentável.

BRASIL: Programa Danleite

Além do relacionamento comercial com os produtores de leite, a Danone também incentiva o desenvolvimento da cadeia do leite. Desde 2003 é oferecido aos seus produtores de leite o Programa Danleite. O Danleite é um pacote de ferramentas que oferece suporte a todos os seus fornecedores de leite interessados na melhoria das principais variáveis que afetam a produção de leite, a eficiência econômica na atividade e qualidade do produto vendido à Danone. Os pilares do projeto são:

1. Comunicação com o produtor: a Revista Educampo é enviada a cada 3 meses para os produtores com atualizações sobre o mercado de leite e também são organizados eventos para aproximar a Danone dos produtores;

2. Eficiência: para melhorar a eficiência temos o Projeto Educampo, que oferece assistência técnica e gerencial para as propriedades rurais que participam do programa, buscando maior eficiência e lucro. Além do Educampo, também temos a Central de Compras que faz aquisição de insumos com melhores preços e margens para os produtores;

3. Qualidade do leite: para incentivar a melhora da qualidade do leite, o Danleite oferece pagamento por qualidade e também o programa Poupança leite, com pagamento de bônus extra para o produtor que entrega volume extra, entre duas estações, com boa qualidade.

4. Sustentabilidade: o Projeto CAR dá suporte aos produtores para incluir o Programa Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Com estas ferramentas garantimos ao produtor a possibilidade de um crescimento sustentável e comprometido com a Danone e principalmente com o consumidor final.

ESTUDO DE BIODIVERSIDADE

De forma pioneira no País, em 2012, a Danone Brasil, divisão de PLF (Produtos Lácteos Frescos) em parceria com o IPE (Instituto de Pesquisas Ecológicas), promoveu um estudo que avalia sua dependência e o impacto de suas atividades nos serviços ecossistêmicos ao longo de sua cadeia de valor (agricultura, fornecedores, produção e distribuição) por meio da análise da biodiversidade e com base nas tendências futuras de conservação dos recursos ambientais dos serviços ecossistêmicos.

Como resultado desse estudo, Danone, Cargill, ESALQ e IPÊ construíram um piloto de morangos para a safra de 2014/2015 na cidade de Bom Repouso – MG. Foram três pilares principais do projeto : Controle de Biodiversidade; Apoio sobre a Gestão da Produção e Melhoria na produtividade.

Outras ações que também saíram do estudo estão em implementação como um trabalho para melhorar a qualidade da água da fábrica de Poços de Caldas e um trabalho desenvolvido com fornecedores de leite.