Related searches

Clima

A DANONE TEM COMO META ZERAR BALANÇO DAS EMISSÕES DE CARBONO POR MEIO DE SOLUÇÕES DESENVOLVIDAS EM CONJUNTO COM OS PARCEIROS ENVOLVIDOS NO ECOSSISTEMA DA DANONE.

Uma empresa de alimentos depende da natureza, da agricultura e dos agricultores para realizar o seu trabalho. Portanto, mudanças climáticas são uma preocupação para nós, especialmente por serem causadoras de impacto significativo sobre os ciclos naturais, que desempenham um papel vital no sistema alimentar. É de nosso interesse e de nossa responsabilidade ajudar a combater as alterações climáticas e contribuir para atingir uma economia descarbonizada. Isso começa com a redução da nossa própria pegada de carbono. Nós medimos o nosso impacto, incluindo o escopo completo de emissões em toda a cadeia de valor, ou seja, áreas em que temos responsabilidade direta e áreas de responsabilidade compartilhada (ou seja, emissões GEE (Gases de efeito estufa) da Danone, provenientes de matérias-primas e agricultura).

Não é possível zerar balanço das emissões de carbono considerando apenas o nosso ciclo pleno. Trabalhando em conjunto, em parceria com agricultores, fornecedores, clientes e as comunidades locais, podemos tornar a nossa visão realidade. Atingir a nossa meta significa também ajudar a natureza a sequestrar mais carbono, lutar contra o desmatamento da nossa cadeia de suprimentos e gerenciar todos os recursos naturais de forma sustentável.

7.4 milhões

DE TONELADAS DE CO2 EM 2015 NO MUNDO SOB NOSSO ESCOPO DE RESPONSABILIDADE DIRETA

-46%

REDUÇÃO DA INTENSIDADE E EMISSÃO DE CO2 DESDE 2007 NO MUNDO SOB NOSSO ESCOPO DE RESPONSABILIDADE DIRETA

-50%

META DE REDUÇÃO DO VALOR ABSOLUTO DE EMISSÕES PARA 2030 NO MUNDO SOB NOSSO ESCOPO DE RESPONSABILIDADE TOTAL

REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO

Em 2015, o escopo completo das emissões de GEE relacionadas à Danone totalizou 24,7 milhões de toneladas, 62% dos quais provenientes do nosso escopo de responsabilidade compartilhada. Desde 2007, temos trabalhado arduamente para reduzir a pegada de carbono em nosso escopo de responsabilidade direta.

Por meio de um esforço sem precedentes, reduzimos a intensidade de emissões em 46% desde 2007, e já atingimos o pico de emissões diretas da Danone em valor absoluto que, em 2015, representou 7,4 milhões de toneladas de CO2. Agora, estamos ampliando os nossos esforços para o escopo de responsabilidade compartilhada, ou seja, incluindo nossa cadeia de valor, desenvolvendo alianças e a criação de soluções conjuntas, com fornecedores, agricultores, consumidores e comunidades, para atingir nosso objetivo de redução da intensidade das nossas emissões em 50%, até 2030.

AÇÕES NO BRASIL

No Brasil, algumas ações foram desenvolvidas durante esses últimos anos para de reduzir as emissões. Desde 2008, a Danone Brasil está engajada para reduzir as emissões diretas. A meta de 30% foi ultrapassada em 2012 no Brasil e, com o compromisso de reduzir 50% até 2020, a Danone Brasil alcançou 43% de redução até 2015.

Como parte da gestão das emissões de carbono, desde 2010 a Danone Brasil publica um relatório anual. A adoção da metodologia GHG Protocol – internacionalmente reconhecida, e referência para esse tipo de medição, sendo a mais utilizada no Brasil – teve como objetivos a mensuração e transparência. Este inventário possibilita que a empresa identifique as principais fontes de emissão e atualmente a empresa considera no seu inventário os três escopos (1, 2 e 3). A Danone foi a primeira empresa no Brasil a considerar em seu inventário as emissões na produção de leite. As principais estratégias adotadas para a redução das emissões na cadeia foram: desenvolvimento de embalagens que utilizam menos material por produto, eficiência logística e uso de energias renováveis. Desde 2011, a fábrica de Poços de Caldas se utiliza de uma caldeira movida a biomassa para a produção de vapor, em substituição a caldeira movida a óleo. Foi a primeira fábrica do Grupo Danone a adotar esse sistema, o que resultou em uma redução de em torno de 16.500 toneladas de CO2 equivalente por ano.

SOLUÇÕES POSITIVAS RELACIONADAS A EMISSÃO DE CARBONO

Os programas de 'carbono positivo’ da Danone foram pioneiros no sequestro de carbono. Através do “Fundo Livelihoods”, investimos em projetos de grande escala para o sequestro de carbono nas florestas e ecossistemas naturais restaurados. O novo Fundo Livelihoods para Agricultura Familiar também irá implementar projetos para restaurar ecossistemas degradados e melhorar a subsistência de pequenos agricultores rurais dentro de nossa cadeia de fornecimento.

ELIMINAÇÃO DO DESMATAMENTO EM NOSSA CADEIA DE FORNECIMENTO

A Danone assinou a Declaração de Nova Iorque sobre Florestas das Nações Unidas, reconhecendo a importância da redução das emissões causadas pelo desmatamento e o aumento da restauração florestal. Nosso objetivo é eliminar o desmatamento na nossa cadeia de fornecimento, em 2020. Trabalhando com ONGs, acadêmicos, fornecedores e comunidades agrícolas é a chave para soluções de abastecimento sustentável de sucesso.

 

No Brasil, a Danone atua no mapeamento e apoio aos nossos produtores de leite para que eles façam o registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural). Como forma de estímulo, a Danone oferece apoio em 50% dos custos para que o produtor obtenha esse registro.

DESENVOLVIMENTO DE CICLOS DE ALIMENTOS E DE ÁGUA RESILIENTES

A Danone está adotando uma visão holística do processo de cultivo e utilizando este conhecimento para que os fornecedores e pequenos agricultores possam desenvolver técnicas de resiliência ao clima acessíveis e apropriadas em suas fazendas. Ao manter a diversidade nos sistemas de agricultura, oferecendo inovação e informação sobre a proteção dos recursos naturais, estamos buscando garantir que os fornecedores e pequenos agricultores tenham meios de subsistência viáveis e sustentáveis para o futuro.

OPÇÕES DE DIETAS SAUDÁVEIS USANDO RECURSOS NATURAIS DE FORMA SUSTENTÁVEL

As escolhas feitas pelos consumidores têm um efeito sobre o meio ambiente. Na Danone, queremos oferecer ao consumidor as melhores opções de dieta saudável, produzidas de forma eficiente e utilizando ingredientes de origem sustentável. Para a Danone, proporcionar escolhas mais saudáveis e sustentáveis é uma forma ambiciosa de conectar o nosso compromisso com a saúde humana e os nossos objetivos sociais e ambientais. Continuaremos a explorar novas receitas e produtos inovadores, com o intuito de oferecer uma nutrição exclusivamente superior, além de uma melhor pegada de carbono.

POLÍTICA CLIMÁTICA DA DANONE

Saiba mais sobre a Política Climática da Danone.
Meta de zerar balanço de emissões de carbono por meio de soluções desenvolvidas em conjunto com o ecossistema da Danone.