Caruanas


O Caruanas é um projeto com foco na proteção e preservação da água por meio da promoção de agricultura orgânica familiar e uso sustentável da terra em parceria com o Fundo Livelihoods e SEBRAE/RJ. 
O projeto foi fundado em fevereiro de 2018 e até o momento conta com 96 produtores. Ao ingressar no projeto, os produtores passam por um treinamento técnico e acompanhamento que dura 24 meses, no qual aprendem técnicas de produção e formas de conexão com o mercado. 
Considerando o objetivo de promover a prática para o longo prazo, está sendo desenvolvido um mecanismo que possibilite a manutenção do projeto com a garantia de escalabilidade. Além disso, os produtores também são capacitados em manejo de praga, muda de hortaliça, produção agroecológica, manejo de água, produção orgânica, e à implementação de um módulo agroflorestal. 
O Caruanas também apoia a comercialização do que é produzido na área e tem como principal finalidade preservar a bacia hidrográfica da região de Tinguá, além de ter a ambição de aumentar a renda dos produtores em 60%, superando os salários das zonas urbanas, e de converter mais de 400 hectares para produção orgânica.
 

Créditos: Louis Perrin Livelihoods

 

Parceiros