NATURE

Acreditamos firmemente que a saúde das pessoas e a do planeta estão interconectadas, e ambas precisam ser nutridas e protegidas. Ao mesmo tempo, em todo o mundo, as pessoas estão reinventando o jeito de comer, beber e se conectar com os alimentos.
Nossas matérias-primas são provenientes da agricultura e dependem dos ciclos sustentáveis da natureza, assim os recursos naturais como ciclos hidrológicos protegidos, solo fértil, clima estável, circularidade das embalagens e bem-estar animal são essenciais para nós. Estes fatores que são premissas do nosso negócio nos ajudam a criar escolhas mais saudáveis por meio dos produtos Danone para os consumidores em todo o mundo. 
Nosso modelo de operações tem o objetivo de utilizar os recursos naturais de forma mais sustentável possível, buscando inovações e parcerias de alto impacto. Assim, criamos o Programa Nature que possui quatro temas-chave em sua estrutura.

 

Parceiros

CONHEÇA OS 4 PILARES DA DANONE

Cada pilar do Programa Nature conta com metas específicas e robustas de desenvolvimento sustentável, com compromissos públicos e acompanhamento intenso de nossos indicadores em toda a cadeia de valor.
 

Combate às Mudanças Climáticas

COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A Danone está determinada a ajudar a liderar uma transição de toda a indústria para uma economia de baixo carbono; é por isso que prometemos, em nossa política climática de 2015, tornar-nos neutros em carbono até 2050, em toda a nossa cadeia de valor. Nosso compromisso de zero carbono líquido significa que somos responsáveis ​​pelas emissões de carbono das fazendas onde fornecemos nossos ingredientes para as instalações que gerenciam as embalagens depois que nossos produtos são consumidos.
Queremos combater as mudanças climáticas por meio da redução e compensação das emissões de carbono. Nesse pilar, apresentamos como metas: o aumento da eficiência energética das nossas operações e redução progressiva anual no consumo energético; a utilização de fontes renováveis em 100% do nosso consumo de energia elétrica a partir de 2030; reduzir em 50% na intensidade de emissões de CO2 em full scope e reduzir em 30% as emissões em scope 1 &2 até 2030.

 

CICLOS DA ÁGUA

A água é essencial para toda a vida no planeta e para a nossa economia moderna. A água doce representa apenas 2,5% da água do planeta e é distribuída de maneira desigual. À medida que as populações humanas estão crescendo, a escassez de água se tornou um sério problema social e ambiental e as mudanças climáticas estão acelerando ainda mais esse problema. Sob a nossa visão ‘One Planet One Health’ adotamos nossas responsabilidades como empresa e alavancamos nosso alcance como uma força para o bem. Procuramos proteger os recursos hídricos e utilizá-los em harmonia com os ecossistemas e comunidades locais. 
Em relação à agricultura, queremos proteger e restaurar as bacias hidrográficas e ecossistemas naturais onde operamos, em conjunto com os produtores, fazendo o uso de forma eficiente para preservar a qualidade do recurso. No que se refere às operações, visamos obter: 60% de redução no consumo de água em nossos processos até 2020; 100% de água limpa devolvida para a natureza até 2020 – Clean Water Standards e 100% das fábricas da divisão de Águas com auditoria SPRING realizada e em compliance até 2020.  No que tange as comunidades, queremos expandir o acesso ao consumo de água potável e segura, por meio de modelos de negócio inovadores em parceria com comunidades locais.

Ciclos da água

 

 

Economia circular

ECONOMIA CIRCULAR

Queremos oferecer alimentos e bebidas nutritivos e de alta qualidade em embalagens 100% circulares. Isso significa eliminar as embalagens que não precisamos, inovando para que todas sejam projetadas para serem reutilizadas, recicladas ou compostadas com segurança e garantindo que o material que produzimos permaneça na economia e nunca se torne lixo ou poluição. Visamos reduzir nossa geração de resíduos orgânicos e industriais e termos 100% das embalagens circulares, mantendo os materiais em uso e não na natureza. Para dar vida à nossa ambição, aplicaremos estes princípios em três áreas prioritárias: reuso, reciclagem e compostagem na prática; preservação dos recursos naturais e embalagens desenvolvidas para circularidade. 

 

AGRICULTURA REGENERATIVA


Procuramos investir em práticas de agricultura regenerativa que protejam os ecossistemas naturais, promovam bem-estar animal e empoderem a nova geração de produtores. Sabemos que apenas uma fina camada superficial do solo é responsável por 95% de todos os alimentos produzidos para consumo humano. Estima-se que 33% da terra em todo o mundo está moderada a altamente degradada. Ao transformar as práticas agrícolas, podemos começar a reverter essa situação e construir um solo saudável e resiliente.  Nesse sentido, entendemos que os produtores conhecem melhor suas terras e, por isso, são os principais atores de uma transição para a agricultura regenerativa. Nosso objetivo é apoiar essa transformação e acompanhá-las à medida que passam sua atividade para a próxima geração. Além disso, acreditamos que os animais são parte integrante da agricultura regenerativa e que um alto nível de bem-estar animal é essencial para a regeneração das fazendas, reforçando sua sustentabilidade econômica, desempenho e competitividade

AGIRCULTURA REGENERATIVA

 

Performance Nature

Clique aqui para fazer o download

Relatório Integrado 2019