Danone anuncia certificação histórica de sua unidade de produção de Nutrição Especializada no Brasil em três pilares ambientais chave: Neutralidade do carbono, redução da água e zero-resíduos para aterro

•             Este é a primeira unidade de produção da Danone no mundo a ser certificada pela Carbon Trust em três pilares ambientais: neutralidade de carbono, redução de água e zero de resíduos em aterro.

•             Essa conquista é mais um passo à frente na agenda de sustentabilidade da Danone, que inclui esforços para atingir zero emissões líquidas de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050.

 

Localizada em Poços de Caldas, no Brasil, a fábrica de Nutrição Especializada da Danone que produz fórmulas lácteas e produtos de nutrição médica é a primeira unidade de produção da empresa no mundo a atender às metas de sustentabilidade da Danone em três áreas ambientais de carbono, água e resíduos. O local foi certificado pela Carbon Trust, uma consultoria independente de mudança climática global e sustentabilidade, como neutro em carbono, zero resíduos para aterro e redução do consumo de água, como parte da ambição mais ampla da Danone de alcançar a circularidade da água.

Edson Higo, CEO da Danone Brasil disse: “A Danone tem a sustentabilidade em sua essência desde o primeiro dia, conforme refletido em nosso investimento nas comunidades locais, no compromisso de nossos funcionários e em nossa colaboração com parceiros. Estamos orgulhosos de que este trabalho tenha sido reconhecido pelo Carbon Trust com esta certificação tripla em Poços de Caldas e esperamos os próximos passos em nossa jornada para atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050.”

Em colaboração com funcionários e parceiros externos, a unidade de produção de Nutrição Especializada da Danone no Brasil se moveu firmemente em direção aos compromissos ambientais da Danone no mundo ao:

-              Reduzir as emissões de carbono: a planta de eficiência energética opera totalmente com eletricidade renovável, parte da qual é gerada pelos 1.500 painéis solares que cobrem os estacionamentos e as passarelas da fábrica.  As demais emissões diretas de carbono da fábrica, bem como as decorrentes do deslocamento dos funcionários, foram totalmente compensadas com o apoio a projetos de conservação desenvolvidos pela BioFilica, empresa brasileira com foco no manejo e conservação florestal. 

-              Reduzir o consumo de água e garantir a autossuficiência de água: A Danone visa preservar os recursos hídricos onde atua e garantir a circularidade da água dentro e ao redor de seus locais de produção. A fábrica de Nutrição Especializada em Poços de Caldas possui um sistema de coleta e tratamento de água da chuva de última geração, captando cerca de 4 milhões de litros de água da chuva por ano, para garantir que o local seja autossuficiente em relação às suas necessidades hídricas, protegendo os recursos hídricos locais.

-              Atingindo zero resíduos para aterro: para atingir zero resíduos para aterro, o local de produção minimizou sua geração de resíduos e então os separou em fluxos definidos para maximizar a reciclagem e garantir que 100% de todos os resíduos gerados sejam recuperados.

As certificações da fábrica de Nutrição Especializada da Danone em Poços de Caldas fazem parte de um conjunto mais amplo de ações da Danone Brasil para cumprir suas ambiciosas metas de sustentabilidade. Essas ações levaram a Danone Brasil a se tornar a primeira grande empresa de alimentos e bebidas no Brasil a obter a certificação B CorpTM em março de 2021. Essa conquista está alinhada com a ambição da Danone de se tornar um Certified B CorpTM globalmente, em linha com o compromisso de longo prazo com negócios sustentáveis.

Edson Higo continua:

“A certificação B Corp da Danone Brasil e a conquista em nossa unidade de produção de Nutrição Especializada são marcos importantes em nossa jornada para atender às metas ambientais de toda a empresa, mas não o destino final. Continuaremos a concentrar esforços e investimentos adicionais em eficiência em todas as nossas unidades de produção no Brasil para criar valor sustentável para todos e proteger nosso planeta.”

Comprometida em alcançar zero emissões líquidas de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050, a Danone está trabalhando ativamente para garantir que todas as suas unidades de produção em todo o mundo sigam o mesmo caminho e, por fim reduzam seu impacto ambiental para proteger a saúde de nosso planeta.

 

 

Sobre a Danone (www.danone.com)

A Danone é uma empresa líder em alimentos e bebidas multi-local, com base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento em 3 negócios: Produtos lácteos e vegetais essenciais, águas e nutrição especializada. Com a visão ‘One Planet. One Health’, que considera a saúde das pessoas e do planeta intimamente interligadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de alimentação e bebida mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar esta revolução alimentar e criar valor superior, sustentável e lucrativo para todas as suas partes interessadas, a Danone definiu nove Objetivos para 2030 e abriu o caminho como a primeira empresa listada a adotar o status de “Entreprise à Mission” na França. Com o propósito de levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível, e os correspondentes objetivos sociais, sociais e ambientais estabelecidos em seus estatutos, a Danone se compromete a atuar de forma eficiente, responsável e inclusiva, em linha com o Desenvolvimento Sustentável Objetivos (ODS) das Nações Unidas. Em 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas multinacionais a obter a certificação B Corp ™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou €23,6 bilhões em vendas em 2020. O portfólio da Danone inclui marcas líderes internacionais (Actimel, Activia, Alpro, Aptamil, Danette, Danio, Danonino, evian, Nutricia, Nutrilon, Volvic, entre outras), bem como marcas locais e regionais fortes (incluindo AQUA, Blédina, Bonafont, Cow & Gate, Horizon Organic, Mizone, Oikos, Prostokvashino, Silk). Listada na Euronext Paris e presente no mercado OTCQX por meio de um programa de ADR (American Depositary Receipt), a Danone é parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.

 

Danone no Brasil

A Danone Brasil emprega 4.500 pessoas e fornece marcas líderes como Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e Nutridrink. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil tornou-se a primeira grande indústria de alimentos a obter a certificação da Empresa B no país.  

Para obter informações sobre a Danone Brasil, visite: corporate.danone.com.br. 

 

Sobre o Carbon Trust

Estabelecido em 2001, o Carbon Trust trabalha com empresas, governos e instituições em todo o mundo, ajudando-os a contribuir e se beneficiar de um futuro mais sustentável por meio da redução de carbono, estratégias de eficiência de recursos e comercialização de negócios, sistemas e tecnologias de baixo carbono.

O Carbon Trust

•             trabalha com empresas e governos, ajudando-os a alinhar suas estratégias com a ciência do clima e cumprir as metas do Acordo de Paris;

•             fornece aconselhamento especializado e garantia, dando aos investidores e instituições financeiras a confiança de que o financiamento verde terá resultados genuinamente verdes; e

•             apoia o desenvolvimento de tecnologias e soluções de baixo carbono, construindo as bases para o sistema energético do futuro.

 

Sobre BioFilica

Fundada em 2008, a Biofílica é uma empresa brasileira com foco na conservação da floresta nativa por meio da comercialização de serviços ambientais. Contribuem para a criação e desenvolvimento de um mercado sólido e confiável de compensação de carbono florestal e se tornou referência nacional no mercado de compensação de reserva legal, com soluções em todas as modalidades, estados e biomas.

 

Informações para imprensa Danone:

 

Thais Barbosa

thais.barbosa@mslgroup.com

 

Larissa Ribeiro

larissa.ribeiro@mslgroup.com