Danone incentiva o empreendedorismo feminino em todas as etapas de sua cadeia

Em parceria com a B2Mamy a empresa oferece treinamentos para empoderar e engajar mulheres e mães no mercado de trabalho

 

São Paulo, outubro de 2021 Incentivar a presença e o progresso de cada vez mais mulheres no mercado de trabalho é um compromisso para a Danone. Não é à toa que 47% da liderança da empresa é composta por mulheres. Reforçando esse compromisso, a companhia investe em programas para promover o protagonismo feminino tanto das danoners – como são chamadas as funcionárias da empresa, como das mulheres que fazem parte de alguma etapa da cadeia de valor da companhia, chegando até suas consumidoras. Para acelerar esse processo, a Danone se uniu com a B2Mamy empresa que capacita e conecta mães e mulheres ao ecossistema de inovação e tecnologia – para apoiar o desenvolvimento de programas que visam habilidades empreendedoras sobre temas como liderança, autoconhecimento, marketing digital, negócios, vendas e finanças.

Um dos projetos que faz parte dessa iniciativa é o Mentoring Day, criado pela B2Mamy e executado em parceria com a Danone - para startups aceleradas pelo Programa B2Mamy Pulse. Além de subsidiar 10 vagas por meio de patrocínio ao Programa, a Danone incentiva o voluntariado das danoners para mentoria de mulheres e mães empreendedoras que estão sendo aceleradas pelo programa. O objetivo é capacitar essas profissionais com ferramentas, soluções e processos mais ágeis para criar protótipos e validar o seu produto/serviço de forma a encontrar mercado e desenvolver o seu negócio. Todas as sessões de mentorias foram feitas em um dia, entre dupla de mentoras para proporcionar visões diferentes de negócio.

Para participar do Mentoring Day, as danoners passaram por um treinamento de mentoria para startups - baseado no método Grow, conteúdo de soft skills como escuta ativa, pensamento crítico e sensibilização. A ideia da mentoria é trazer a experiência de uma grande companhia que opera de forma flexível e aberta, e que se conecta com outras empresas para cada vez mais trazer inovações com agilidade. Já para a Danone, é uma oportunidade de empoderar funcionárias por meio da experiência e conexão com outras mulheres e mães inspiradoras, com negócios diferentes do seu ramo de atuação para ampliar suas percepções e gerar maior autoconfiança e inspiração para potencializar suas carreiras e liderar novos projetos na companhia.

“Realizar a mentoria é poder levar experiência e conhecimentos para essas mulheres que compartilham as mesmas dores que nós, que eu e aprender muito nessa troca. Essa oportunidade nos enriquece como pessoa e profissionalmente”, afirmar Carla Frontini, Head de Open Innovation da Danone. “Antes do treinamento escutamos das danoners que elas não se sentiam confortáveis em realizar a mentoria por acharem que não tinham nada a agregar. Depois do treinamento e da mentoria, essas mesmas danoners nos procuraram para agradecer a oportunidade de conhecer projetos e mulheres tão inspiradores, se surpreenderam com o poder da troca. É um passo para acabar com a síndrome da impostora”, finaliza.

Para Cibele Zanotta, Diretora de Assuntos Corporativos da Danone “No primeiro momento me questionei se teria mesmo como agregar algo a projetos de negócios tão evoluídos e de mulheres tão corajosas, mas quando iniciei a mentoria pude trazer outras visões e ideias que mesmo sendo uma sementinha, podem ajudar a startup a evoluir ainda mais. Aprendi muito com esse projeto e com essa troca de conhecimento, só tenho a agradecer".

A parceria entre Danone e B2Mamy já ajudou cerca de 50 mulheres e mães, e na 9º edição do Programa Pulse, com o Mentoring Day, 50 danoners participaram do treinamento e aplicaram mentoria para mais de 30 empreendedoras, marcando a edição como uma das com maior engajamento de mentoras voluntárias.  “Nosso propósito é tornar mães e mulheres líderes e livres economicamente através da educação digital. Ter a Danone com a gente transformando recurso em impacto agiliza a redução do gap de gênero nas corporações e no ecossistema de inovação, e reforça que não estamos sozinhas nessa batalha”, explica Dani Junco, CEO da B2Mamy.

O sucesso da parceria resultou na expansão para outra iniciativa da companhia, o programa Kiteiras, que estimula o desenvolvimento do empreendedorismo entre mulheres de comunidades menos favorecidas por meio da revenda de produtos Danone.  O projeto de mentoria, que recebeu o nome de ELA É LÍDER, teve duração de três meses (junho – agosto), e foi 100% online e gratuito. Foi idealizado com o intuito de agregar de maneira teórica e ferramental a jornada empreendedora das madrinhas - líderes locais responsáveis pela gestão de grupos de revendedoras autônomas (Kiteiras), além de promover uma importante conexão com uma rede que apoia e incentiva o protagonismo feminino.

Cerca de 26 mulheres, por meio de aulas gravadas ou ao vivo, receberam treinamentos e mentoria para se reinventarem e pensar diferente. O intuito foi oferecer novas habilidades para fortalecer as madrinhas para a realidade atual. A ideia é que as madrinhas usem essas novas habilidade e passem para as Kiteiras, assim ajudando também a transformar a vida de outras mulheres.  Mais de 5.400 revendedoras serão impactadas.

“Sabemos que muitas mulheres enfrentam barreiras e dificuldades no dia a dia. Dentro no nosso modelo de negócio inclusivo queremos apoiar e fazer com que elas se sintam acolhidas e inspiradas para serem protagonistas da sua vida e do seu negócio”, comenta Fabio Gaia, diretor de canal da Danone. “No final dessa jornada, nosso objetivo é que as madrinhas tenham expandido seus horizontes acerca das tecnologias à sua disposição e estejam mais bem equipadas para conduzir seus times e sua rotina nessa nova realidade de gestão remota”, completa.

Sobre a Danone 

A Danone é uma empresa multinacional líder em alimentos e bebidas, com base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento em três unidades de negócios: Produtos Lácteos e à Base Vegetal, Águas e Nutrição Especializada. Com sua visão ‘One Planet. One Health’, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar essa revolução alimentar e criar um valor superior, sustentável e lucrativo para todos os seus stakeholders, a Danone definiu nove Objetivos para o 2030 e abriu o caminho como a 1ª empresa com ações listadas na bolsa de valores (Euronext Paris) a adotar o status de “Empresa orientada à Missão”. Com o objetivo de levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível, e os correspondentes objetivos sociais e ambientais estabelecidos em seus estatutos, a Danone compromete-se a operar de maneira eficiente, responsável e inclusiva, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil se tornou a primeira grande indústria alimentícia a obter a certificação de Empresa B no país. Com a conquista da certificação aqui no Brasil, o Grupo Danone, que tem mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, agora possui metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. O objetivo é que as 130 subsidiárias conquistem a certificação B até 2030. A Danone é parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e Nutridrink, entre outras. Saiba mais em: https://corporate.danone.com.br/

 

Sobre a B2Mamy

A B2Mamy é a primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia para que elas sejam líderes e livres economicamente. Por meio de uma comunidade multiplataforma especialista na jornada da maternidade, a empresa abre caminhos   para   o   protagonismo   e   a   liderança feminina.  Desde 2016 apoia o desenvolvimento de negócios inovadores fundados e liderados por mães, capacitando mais de 30 mil mulheres nos programas de educação e movimentando mais de 6 milhões de reais dentro da rede.

 

Informações para imprensa:

Thais Barbosa

thais.barbosa@mslgroup.com

Larissa Ribeito

larissa.ribeiro@mslgroup.com