Danone participa do “Dia de MOVER”, maior ação corporativa de letramento racial promovida no país

 

Evento virtual reunirá, em 23 de novembro, 1,3 milhão de colaboradores da Danone e de outras 46 empresas do Movimento pela Equidade Racial (MOVER) para uma reflexão sobre as desigualdades na sociedade e no mercado de trabalho

 

São Paulo, novembro de 2021 No dia 23 de novembro, mais de 2 mil colaboradores das unidades da Danone em todo o país fazem uma pausa em suas atividades de rotina durante 1 hora para falar sobre racismo estrutural e sobre a importância do engajamento de todos no combate à desigualdade racial na sociedade e no mercado de trabalho. O evento, chamado “Dia de MOVER”, celebra um ano do compromisso público assumido pelo Movimento pela Equidade Racial (MOVER), do qual a Danone é uma das 47 signatárias, e está em alinhamento com um de seus pilares de atuação: o de conscientização.

 

A iniciativa envolve a realização de uma live com rodas de conversa, vídeos, entrevistas e participação de personalidades reconhecidas na luta pela igualdade racial, como Luana Génot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR); Grabriela Augusto, diretora da Transcendemos; e Helen Pedroso, diretora de Relações Institucionais da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

 

Como signatária do MOVER, a Danone reforçou seu compromisso público como agente de transformação da sociedade e do mercado de trabalho, somando forças com outras 46 empresas para evoluir coletivamente em uma jornada antirracista.

 

“Como Empresa B, a Danone acredita que deve usar a sua escala e alcance para mudar o sistema atual para modelos mais saudáveis e sustentáveis para as pessoas e o planeta, e isso inclui uma sociedade mais diversa e equalitária. Todos têm o dever de atuar como agentes de transformação para que a sociedade evolua coletivamente com civilidade, sem a perpetuação do preconceito, da violência e da exclusão”, comenta Letícia Araújo, gerente de Diversidade da Danone Brasil. “Juntos com o Mover atuamos para reduzir a desigualdade racial na sociedade e contribuir para ampliar a presença de pessoas negras nas empresas, o acesso à emprego e educação, além de propor letramento sobre equidade racial dentro e fora da companhia”, completa Letícia.

 
Empresa promove semana de diversidade

 

Para ampliar a pauta de debates de diversidade e fomentar o debate sobre racismo, machismo e pautas LGBTQIA+ entre seus colaboradores, a Danone promove também, entre o dia 29 de novembro e 03 de dezembro, a Semana da Diversidade Inclusiva. A ação interna acontece em todas as unidades da companhia no mundo.


Para falar sobre equidade racial e inovação, a Danone convidou a economista e empreendedora Amanda Graciano. Reconhecida como LinkedIn Top Voice e Young Leader pela Revista HSM e Instituto Anga, a especialista abordará o impacto da diversidade e inclusão nos negócios e nas inovações das empresas. “Com isso, queremos estimular discussões sobre questões raciais dentro da nossa empresa, ampliar a representatividade em toda a Danone e contribuir para o fim do racismo estrutural presente na nossa sociedade”, explica Letícia.

 

Além de discussões em prol da equidade racial, as discussões abordarão preconceitos de viés inconscientes baseados em estereótipos, como questões de gênero, raça, classe, orientação sexual e idade; machismo e o papel do homem na ampliação da diversidade de gênero; e o compartilhamento da história de colaboradores integrantes da comunidade LGBTQIA+.
 

Sobre o MOVER

 

O MOVER e suas 47 associadas pautam sua atuação, ações e investimentos em três pilares: Liderança, Conscientização, Emprego e Capacitação. Entre as principais metas do grupo, está a geração de 10 mil novas posições para pessoas negras em cargos de liderança até 2030, por meio de uma série de ações internas nas empresas, que incluem processos mais inclusivos de recrutamento e seleção e de aceleração de carreira.

 

Outra meta é gerar oportunidade para 3 milhões de pessoas negras, por meio de editais de bolsas de estudo, mentorias, conexão com mercado de trabalho e apoio a entidades negras com foco em educação, empregabilidade e empreendedorismo. O MOVER pretende ainda ser uma plataforma de apoio na conscientização da população em geral quanto ao racismo, por meio de patrocínio de conteúdos audiovisuais e comunicação em mídias e pontos de venda, entre outras ações. O investimento previsto para a realização das iniciativas do MOVER nos primeiros três anos é de R$ 45 milhões.

 

O MOVER é formado pelas empresas Alcoa, Aliansce Sonae, Ambev, Americanas, Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, Petz, RD - Raia Drogasil,  Sodexo, Tenda Atacado, UnitedHealth Group Brasil, Vale, Via, XP Inc. e 3M.

 

Informações detalhadas sobre o MOVER e os três pilares de atuação do Movimento estão disponíveis no site www.somos mover.org.

 

Sobre a Danone 

 

A Danone é uma empresa multinacional líder em alimentos e bebidas, com base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento: produtos lácteos, base vegetal, águas e nutrição especializada. Com sua visão ‘One Planet. One Health’, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar essa revolução alimentar e criar um valor superior, sustentável e lucrativo para todos os seus stakeholders, a Danone definiu nove Objetivos para o 2030 e abriu o caminho como a 1ª empresa com ações listadas na bolsa de valores (Euronext Paris) a adotar o status de “Empresa orientada à Missão”. Com o objetivo de levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível, e os correspondentes objetivos sociais e ambientais estabelecidos em seus estatutos, a Danone compromete-se a operar de maneira eficiente, responsável e inclusiva, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil se tornou a primeira grande indústria alimentícia a obter a certificação de Empresa B no país. Com a conquista da certificação aqui no Brasil, o Grupo Danone, que tem mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, agora possui metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. O objetivo é que as 130 subsidiárias conquistem a certificação B até 2030. A Danone é parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e Nutridrink, entre outras. Saiba mais em: https://corporate.danone.com.br/

 

Assessoria de Comunicação do MOVER

 

InPress Porter Novelli

mover@inpresspni.com.br

Cel.: 55 21 99694.2950 / 55 11 95665.3535 / 55 11 99566-5328

 

Oliver Press

mover@oliverpress.com.br

Cel.: 55 11 98398-5307 / 55 11 98811-0052

 


Assessoria de Comunicação da Danone

MSL Andreoli

Thais Barbosa - 11 97477-1162

thais.barbosa@mslgroup.com

Larissa Ribeiro

larissa.ribeiro@mslgroup.com