DANONE AMPLIA PLATAFORMA DE GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS
Inteligência de dados da companhia é gratuita e expande-se para as categorias de bebidas proteicas e nutrição especializada
Segundo a Neogrid, empresa especializada em gestão de supply chain, a ruptura e o estoque virtual estático estão entre os principais motivos das vendas perdidas no varejo alimentar brasileiro, representando 41,2%. A Danone, que usa inteligência de dados para ajudar o varejista a impulsionar as vendas, expande a atuação do Portal GC, plataforma gratuita e exclusiva da empresa de gerenciamento de categorias, para as categorias de bebidas proteicas e nutrição especializada.
Lançado em 2021, o Portal GC é uma parceria consultiva da companhia com o varejo brasileiro e reúne time de especialistas para instruir, com as melhores estratégias, a exposição de produtos da categoria na gôndola, de acordo com o perfil do ambiente.
“O objetivo do portal é fomentar a venda de produtos de forma mais estratégica e melhorar a experiência de compra, através de dicas de sortimento ideal e planogramas personalizados para cada ponto de venda (PDV), considerando as informações disponibilizadas pelo próprio varejista”, comenta Juliana Moreti, diretora de trade marketing e e-business da Danone.
Disponível online, a plataforma cria de maneira personalizada planogramas referenciais para execução em loja e revisões de sortimento alinhadas com a realidade de cada negócio e Categoria. Os planogramas refletem a estratégia de racional vencedora para todas as categorias que a Danone tem interface possibilitando uma melhor comparação entre marcas e proporcionando uma melhor experiência de compra enquanto a entrega de sortimento garante que o varejista esteja jogando com um sortimento competitivo e vencedor de acordo com a região/área que esteja inserido.
“Para a Danone, pensar no futuro do PDV é colocar o shopper no centro da tomada de decisão. Por isso, por meio do cruzamento de tendências e pesquisas, identificamos que o PDV do Futuro impulsiona, em média, 10% de crescimento da categoria nas lojas em que foi implementado”, explica Moreti.
O Portal GC também disponibiliza materiais para conhecimento dos diferentes segmentos da categoria do varejista, a fim de promover, de forma simples, o entendimento do consumidor sobre inovações, benefícios e ocasiões de consumo dos produtos.
Sobre a Danone
A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada. Com uma missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número possível de pessoas, a Danone visa inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se a alcançar um impacto mensurável em nutrição, no social e ambiental. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a criação de valor no longo prazo. Com 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou € 27,7 bilhões em vendas em 2022. O portfólio da Danone inclui marcas líderes internacionais (Actimel, Activia, Aptamil, Danette, Danonino, YoPRO, Nutricia, entre outras). Listada na Euronext Paris e presente no mercado OTCQX por meio de um programa ADR (American Depositary Receipt), a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Ethibel Sustainability Index, o MSCI ESG Índices, o FTSE4Good Index Series, o Bloomberg Gender Equality Index e o Access to Nutrition Index. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas multinacionais a obter a certificação global B Corp™.
Assessoria de comunicação da Danone
Viviane Andrade
viviane.andrade@fleishman.com.br
11 98542-0188
Tania Longaresi
tania.longaresi@fleishman.com.br
11 95946-6498
Joyce Oliveira
joyce.oliveira@fleishman.com.br