Projeto Duplo: O discurso de Marselha

 

Em outubro de 1972, o ex-CEO Antoine Riboud fez um discurso marcante em um fórum em Marselha, França, organizado pela principal federação francesa de empregadores (CNPF). O contexto social e político daquela época provocou debates profundos sobre o papel do empreendedorismo na sociedade. 

O discurso de Marselha foi imaginado como uma resposta direta a estes movimentos econômicos e sociais estruturais. Ele implantou uma visão de futuro sobre responsabilidade corporativa que era revolucionária naquela época, despertando fortes reações entre os empregadores e marcando o início de uma nova era. A frente do seu tempo, Antoine Riboud defendeu o papel das empresas para abrir caminho para o progresso econômico, social e ambiental. 

“A responsabilidade corporativa não termina   no portão da fábrica ou na porta do escritório''.   "É claro que o crescimento não deve mais ser um fim em si mesmo, mas sim uma ferramenta usada para servir à qualidade de vida sem nunca ser prejudicial a ela".   "Que uma empresa leve em consideração todos os seus acionistas não é um ato de fé, mas um ato de razão: nenhuma empresa pode prosperar em um deserto".

 

Esse discurso deu origem ao nosso Projeto Duplo, que vincula o sucesso econômico da companhia com o progresso social do nosso entorno, e nos inspira e guia até hoje.  

Esse legado foi traduzido na nossa missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível e na nossa visão “One Planet. One Health”, onde acreditamos que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Quer saber mais como tudo mudou depois disso? Assista nossa série ‘O Discurso de Marselha”.

Com Renew Danone, nossa ambição é abraçar plenamente o Projeto Duplo: utilizar nossa posição como empresa líder para retornar ao crescimento sustentável e equitativo e alavancar a sustentabilidade para impulsionar o crescimento e o impacto social.