Nossa História

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1919

SURGIMENTO DA DANONE EM BARCELONA, ESPANHA

Isaac Carasso viveu em Barcelona na década de 1910. Ele observou que muitas crianças sofriam de infecção intestinal. Ciente da pesquisa sobre fermentos lácteos liderada pelo detentor do prêmio Nobel e diretor do Instituto Pasteur, Ilya Mechnikov, Isaac decidiu criar um produto conhecido nos Balcãs por seus benefícios à saúde: o iogurte. Ele lançou a marca Danone em 1919, em homenagem a seu filho Daniel, cujo apelido era "Danon" . A Danone está comprometida com a alimentação saudável desde o início!

1929

A DANONE CHEGA À FRANÇA

Daniel Carasso funda a Société Parisienne du Iogurte Danone e abre a primeira loja de varejo na rua André Messager, em Paris. Ele também cria o primeiro slogan publicitário da marca: "Delicioso e saudável, o iogurte Danone é a sobremesa perfeita para uma digestão saudável e prazerosa" . A Danone é a pioneira a unir em sua mensagem aspectos como saúde e prazer. Os franceses se mobilizam a experimentar os pequenos jarros de cerâmica do iogurte Danone, primeiramente vendidos nas farmácias, antes de se tornarem disponíveis para compra nas tradicionais bancas de queijo da França.

1941

O INÍCIO DO SONHO AMERICANO

Em 1941, Daniel Carasso e sua esposa deixam a França com destino a Nova Iorque. Logo após sua chegada, Daniel Carasso vê um anúncio que diz: Empresa de iogurtes à venda. Ele decide investigar. "Foi uma loja no Bronx, gerida por um casal de senhores gregos, que produziam entre 100 e 200 potes de iogurte por dia para as lanchonetes da região". Com esta aquisição, ele funda a Dannon Milk Products Inc., em 1942.

1966

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Em 1966, Antoine Riboud cria a empresa francesa BSN, uma fusão entre a Verreries Souchon- Neuvesel, uma das maiores fabricantes de frascos e garrafas da França e a Boussois, segunda maior produtora de vidro plano da França. Com 8.815 funcionários, a BSN se transforma em uma produtora de vidro capaz de competir em escala europeia.

1970

INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Com a aquisição da Evian, Kronenbourg, Société Européenne de Brasseries em 1970 e da Bledina (originalmente Evian Solide), a BSN torna-se líder nas categorias de bebidas e de comida para bebê da França.

1972

O DISCURSO DE MARSELHA

Em um discurso para 2.000 executivos no Assises du Patronat, realizado em Marselha, Antoine Riboud redefine o papel tradicional do líder empresarial. Motivado pelos ideais de maio de 1968, ele anuncia uma abordagem diferente de gestão e delineia uma nova visão de responsabilidade social corporativa. Nasce o duplo compromisso da Danone para o sucesso empresarial e o progresso social. Seu discurso marca a primeira vez que um empregador salientou a necessidade de se considerar o lado humano dos negócios, na França.

1990

AMBIÇÕES GLOBAIS

A BSN-Gervais Danone busca propulsores de crescimento ainda mais longe, e depois da Europa Oriental, a Ásia e a América Latina tornam-se alvos óbvios. Sua primeira grande aquisição asiática acontece em 1991, com a Amoy, baseada em Hong Kong, uma especialista em molhos de soja e alimentos congelados.

1994

NASCE UMA ESTRELA

Em 1994, o nome BSN-Gervais Danone é encurtado para "Danone", uma marca com potencial global que já era familiar para os consumidores em 46 países - e a fonte de quase um quarto das vendas do grupo. Com o novo nome vem um novo logotipo: uma criança olhando para uma estrela. Ele simboliza a nossa ambição de evoluir e chegar cada vez mais alto e mais longe.

1996

FRANCK RIBOUD É NOMEADO CEO

Em maio de 1996, Franck Riboud é nomeado CEO da Danone, sucedendo seu pai. Ele continua a expansão internacional da empresa, concentrando-se em três áreas com maior potencial de crescimento e detentoras das marcas mais fortes: Produtos Lácteos Frescos, Águas e Biscoitos.

1997

A ADOÇÃO DE VALORES REPRESENTADOS PELA SIGLA HOPE

Em 1997, a Danone define seus valores e cria a sigla HOPE (humanism, openess, proximity and enthusiasm), que reúne os valores: humanismo, abertura, proximidade e entusiasmo, com o objetivo de incorporá-los a gestão diária da empresa. Estes valores servem como base para uma visão corporativa única que projeta a nossa força e a nossa identidade em todo o mundo.

2000

MAIS QUE UMA COMPETIÇÃO DE FUTEBOL

A Copa das Nações da Danone é a maior competição internacional de futebol do mundo para crianças com idades entre 10 e 12 anos. A Danone se orgulha de ter criado e organizado esta competição durante os últimos 16 anos e ter inspirado os sonhos de milhões de jovens, em todo o mundo. É uma oportunidade para as crianças conhecerem outras culturas e, para a maioria delas, é a primeira oportunidade de viajar. Esta competição tornou-se um símbolo da cultura corporativa da empresa.

2001

DANONE WAY: UMA AVALIAÇÃO INTERNA

A implantação do Danone Way, em 2001, incentiva todas as áreas de negócio a avaliarem seu próprio desempenho e lança iniciativas que unem o sucesso do negócio com a responsabilidade dos funcionários, stakeholders (de fornecedores a consumidores) e o meio ambiente.

2002

PESQUISA GERA CRESCIMENTO

O centro de pesquisa internacional da Danone em Palaiseau, ao sul de Paris, é um forte catalisador da inovação mundial para todas as marcas das divisões de Produtos Lácteos Frescos e Águas. A equipe do centro é inspirada por missões que refletem a filosofia de Pesquisa & Desenvolvimento da Danone: desenvolver produtos seguros, proporcionar a saúde e o bem-estar por meio da alimentação e entender e se adaptar aos aspectos culturais dos nossos consumidores.

2006

A SAÚDE FAZ PARTE DA NOSSA MISSÃO

"Desde o primeiro uso de fermentos lácteos por Isaac Carasso, no início do século 20, a saúde e o bem-estar são os objetivos principais de todos os nossos produtos" , disse Franck Riboud, ao descrever a missão da empresa de "Levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível" . Hoje esta missão é seguida pelos 100.000 Danoners (como são chamados os funcionários da Danone), motivada pela crença de que a nutrição pode e deve contribuir para levar a saúde aos consumidores de todas as idades, em todos os países, de todas as culturas.

2007

PORTFÓLIO CENTRADO NA SAÚDE

A Danone vende sua divisão de Biscoitos para a Kraft em 2007 e compra a Royal Numico, líder global em Nutrição Infantil e Especializada. Com esta aquisição, a Danone concentra seus negócios em 4 divisões centradas na saúde. A Royal Numico tem um portfólio de marcas fortes, entre elas a Nutricia, a Milupa e a Cow & Gate. A presença internacional da Numico nos mercados de Nutrição Especializada e de comida para bebês trouxe novas oportunidades de crescimento e lucro para a empresa, além de ajudar no cumprimento da missão da Danone.

2009

APOIO AOS NOSSOS ECOSSISTEMAS

Em 2009, a Danone fez uma contribuição inicial de 100 milhões de euros para financiar o Fundo de Ecossistemas Danone. Sua missão é cocriar soluções inovadoras com organizações sem fins lucrativos que gere valor social e econômico para os pequenos players da economia local e para a Danone. O fundo apoia 56 projetos em cerca de 26 países e 40 CBUs com 42 parceiros, com foco na expansão da agricultura de laticínios, sistemas de distribuição local, redes de reciclagem de embalagens, serviços pessoais e desenvolvimento socioeconômico das regiões em torno das nossas fábricas.

2013

UM PLANETA SAUDÁVEL

Para a Danone, uma alimentação saudável começa com uma natureza saudável. A Danone identificou quatro áreas-chave, para as quais estabeleceu compromissos a serem atingidos até 2020: clima, água, embalagem e agricultura. Os objetivos da Danone relacionados ao meio ambiente incluem o combate às alterações climáticas, a proteção dos recursos hídricos, a transformação de resíduos em recursos e a promoção da agricultura sustentável. No mesmo ano, a Danone abre seu novo centro de pesquisa e inovação em Utrecht, na Holanda, chamado Nutricia Research. O centro abriga 400 cientistas e especialistas, representando 30 nacionalidades diferentes, com foco em estudos nas áreas de Early Life Nutrition e Nutrição Especializada avançada.

2014

MUDANÇA NA GOVERNANÇA DA DANONE

Em 02 de setembro de 2014, sob recomendação de Franck Riboud, o Conselho Administrativo da Danone vota a favor da separação das funções de Presidente e CEO, nomeando Emmanuel Faber como CEO, com Franck Riboud permanecendo como Presidente do Conselho.

2015

O MANIFESTO

Desde o início, Antoine e Franck Riboud destacaram a importância do fortalecimento do impacto econômico e social no crescimento da Danone. Em 2015, sob a liderança de Emmanuel Faber, a Danone lança seu "Manifesto" . E os 100.000 funcionários da empresa é que dão vida a ele. O manifesto descreve como a Danone pretende cumprir sua missão de levar a saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível.

2017

UMA NOVA ASSINATURA

A Danone lança uma nova assinatura, que reflete sua visão de que nossa saúde e nosso planeta estão interligados. “One Planet.One Health” é um chamado para a Revolução Alimentar: um movimento que visa nutrir a adoção de hábitos alimentares cada vez mais saudáveis e sustentáveis. Essa assinatura, junto a um logo renovado, expressa a missão da Danone de reconectar as pessoas com a comida que elas consomem. No mesmo ano, Emmanuel Faber, CEO da Danone desde 2014 assume também a Presidência da companhia sucedendo Franck Riboud.

2019

ANIVERSÁRIO DE 100 ANOS

O Iogurte Danone completa 100 anos. Em 1919, Isaac Carrasso criou um simples alimento com um simples objetivo: melhorar a saúde das pessoas. Hoje, nossa missão de “levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível” permanece mais forte do que nunca. Para nós, ela se tornou uma referência dos valores por trás do primeiro iogurte Danone, o que nos leva a continuar como pioneiros de produtos de qualidade, feitos com ingredientes naturais, de modo a contribuir com a saúde das pessoas e com o planeta.