ESTUDO COM CRIANÇAS BRASILEIRAS MOSTRA A IMPORTÂNCIA DOS NUTRIENTES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Com apoio da Danone, pesquisa foi conduzida por Doutor em pediatria e Diretor do Departamento de Nutrologia pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia

 

 

A Danone Brasil realizou um estudo sobre a importância dos nutrientes na alimentação infantil e como a mudança de hábitos pode influenciar a saúde e desenvolvimento no presente e, especialmente, no futuro das crianças.

Segundo os dados levantados, seis em cada dez crianças apresentam dificuldades alimentares, e 50% dos pais têm algum tipo de preocupação com a alimentação dos filhos. Além disso, 77% dos pais adotam atitudes inadequadas para superar esse desafio o mais rápido possível, e 50% dos pacientes com dificuldades alimentares não recebem uma intervenção adequada.

A pesquisa foi realizada por um período de seis meses, com 35 crianças brasileiras em idade pré-escolar (de 2 a 5 anos), que é quando o desenvolvimento é acelerado e muito significativo, uma vez que a saúde nesta fase é essencial para a formação do corpo para toda a vida. Pais e filhos foram acompanhados pelo Pediatra Dr. Carlos Nogueira e o Nutricionista Fábio Ued, com apoio científico de pesquisadores parceiros, na orientação de famílias que possuem crianças com dificuldades alimentares, também chamadas de “crianças seletivas”. Além disso, destaca-se a importância do estudo ser focado em crianças brasileiras, uma vez que hábitos alimentares e deficiências nutricionais podem ser diferentes em cada país.

Divididas em dois grupos, todas receberam acompanhamento médico e nutricional, para melhorar a alimentação, através de cardápios balanceados indicados para a faixa etária, ricos em alimentos com mais nutrientes. Em um dos grupos, foi acrescentado o uso de suplementação nutricional especializada para crianças com esse perfil, o Fortini Complete. O objetivo era determinar se a suplementação em crianças com dificuldades alimentares tem um benefício nutricional adicional em comparação apenas com a orientação nutricional.

Os resultados mostraram que o uso do suplemento nutricional aumentou o peso e a altura das crianças, sem causar ganho de gordura corporal. O valor de (IMC) acompanhou esse crescimento, mantendo-se dentro do esperado para a idade. Além disso, houve um aumento de adequação de nutrientes essenciais nas dietas, aumentando os níveis de cálcio, ferro, zinco, e vitaminas A, C, D e B12.

Ao longo do período de acompanhamento, o grupo que recebeu o suplemento não apresentou variações significativas relacionadas a episódios de doenças, ao contrário do outro grupo de estudo que apresentou mais dias de enfermidades. Segundo a percepção dos pais, houve um aumento do apetite das crianças que receberam o suplemento infantil.

A conclusão do estudo aponta que o suplemento infantil potencializa os bons resultados de uma orientação nutricional adequada, auxilia no crescimento e altura, não causa aumento de gordura corporal, e contribui também para a correção de consumo inadequado de vitaminas e minerais, além de ser seguro para o uso.

Com esses resultados, a Danone espera chamar a atenção dos pais e profissionais de saúde para a importância do suplemento nutricional infantil como uma ferramenta eficaz para ajudar as crianças a atingirem a sua necessidade diária de nutrientes essenciais e terem um crescimento saudável.

“Queremos mostrar aos pais, cuidadores e rede de apoio a importância da nutrição adequada durante a infância, um período de intenso crescimento e desenvolvimento, e que pode ter impactos durante toda a vida. Mas, apesar de uma alimentação com adequada quantidade, qualidade e variedade de nutrientes ser muito importante nesse período, sabemos que as vezes pode ser um desafio, pois as crianças geralmente recusam frutas, verduras e legumes. Tentar introduzir os alimentos de forma participativa, transformando o que seria uma exigência em um momento divertido, de aprendizado e interação pode ser uma ótima opção”, explica Thaysa Cezar, gerente de assuntos médicos da Danone.E se optar por um suplemento infantil durante o período em que a criança aprende a comer bem, procure a orientação de seu pediatra e/ou nutricionista para que eles possam adequar às necessidades específicas do seu filho”, completa.

O estudo, publicado pela Revista Children pode ser conferido na íntegra. Mais informações também no https://www.fortinibrasil.com.br/ .

 

Sobre a Danone

A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada. Com uma missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número possível de pessoas, a Danone visa inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se a alcançar um impacto mensurável em nutrição, incuindo demais âmbitos sociais e ambientais. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a criação de valor no longo prazo. Com 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou € 27,7 bilhões em vendas em 2022. O portfólio da Danone inclui marcas líderes internacionais como Activia, YoPRO, Danoninho, Aptanutri, Fortini, Nutridrink, entre outras). Listada na Euronext Paris e presente no mercado OTCQX por meio de um programa ADR (American Depositary Receipt), a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Ethibel Sustainability Index, o MSCI ESG Índices, o FTSE4Good Index Series, o Bloomberg Gender Equality Index e o Access to Nutrition Index. Até 2025, a Danone pretende obter a certificação B Corp ™ em todas as frentes de negócios pelo mundo.

 

Assessoria de comunicação da Danone

 

Viviane Andrade

viviane.andrade@fleishman.com.br

11 98542-0188

 

Tania Longaresi

tania.longaresi@fleishman.com.br

11 95946-6498

 

Joyce Oliveira

joyce.oliveira@fleishman.com.br