Danone colabora com a Microsoft para acelerar o uso da Inteligência Artificial (IA) no trabalho e em projetos de inovação
A Danone, empresa líder global em alimentos e bebidas, acaba de anunciar que está explorando uma colaboração de longo prazo com a Microsoft para integrar a inteligência artificial (IA) em todas as operações da Danone globalmente.
Por meio dessa colaboração, as empresas pretendem lançar a Academia de IA Danone Microsoft, dedicada a capacitar Danoners (pessoas que trabalham na companhia) para garantir que recebam treinamentos de aprendizagem sobre ferramentas digitais impulsionada pela IA necessárias para prosperar na nova economia.
“Nossa colaboração com a Microsoft acelerará nossa transformação em IA, nos fornecendo as ferramentas, tecnologia e expertise para explorar novas fronteiras na análise de dados, eficiência operacional e engajamento com nosso público consumidor. Trabalhar em conjunto não se trata apenas de tecnologia; é sobre promover uma cultura de aprendizado contínuo, inovação e desempenho em toda a nossa organização”, afirmou Juergen Esser, Vice-Presidente Executivo do Grupo Danone e responsável pelas áreas de Finanças, Tecnologia e Dados.
Essa iniciativa se baseia no recentemente lançado programa “DanSkills” da Danone, que visa capacitar e atualizar cerca de 100.000 Danoners para os empregos do futuro e atrair novos talentos. Atualmente, 50.000 colaboradores da Danone já utilizam a IA em suas atividades diárias, utilizando ferramentas como o Microsoft Copilot.
A Academia de IA tem como objetivo oferecer uma ampla variedade de oportunidades de aprendizado, projetadas para aprimorar a expertise em IA em toda a organização, beneficiando todo o quadro de funcionários. Isso inclui iniciativas adaptadas a diferentes áreas para garantir uma cobertura abrangente de treinamento.
“A Danone está olhando para o futuro e compreendendo o papel que a IA desempenhará não apenas na transformação de sua organização, mas também no mundo. Temos entusiasmo em poder realizar apoio na promoção da inovação, no aprimoramento da eficiência operacional e na tomada de decisões baseada em dados em todas as funções da companhia. Com a futura Academia de IA Danone Microsoft, pretendemos capacitar a força de trabalho da Danone com as ferramentas e a expertise necessárias para se destacar em uma economia impulsionada pela IA”, disse Hayete Gallot, Vice-Presidente Corporativa de Soluções Comerciais da Microsoft.
Por meio da colaboração com a Microsoft e outras instituições, a Danone pretende criar um ambiente de capacitação dinâmico e inclusivo, que evolua de acordo com as necessidades da força de trabalho. O programa também visa promover a colaboração e a inovação, reforçando o compromisso da Danone em Danoners com habilidades essenciais em IA e preparar a empresa para os desafios futuros.
A colaboração com a Microsoft visa capacitar a Danone com soluções de IA de ponta e desenvolver novos projetos com uso dessas ferramentas para todas as funções da empresa. Inicialmente, as empresas explorarão a criação de uma cadeia de suprimentos habilitada para IA para:
- Aumentar a eficiência operacional, permitindo uma abordagem mais inteligente e responsiva para gerenciar logística e manufatura por meio de previsões preditivas, ajustes em tempo real e operações otimizadas.
- Desenvolver a duplicação digital (processo de adquirir conhecimentos e competências relacionados ao uso e aplicação de tecnologias) para habilidades essenciais, auxiliando na tomada de decisões baseada em dados nas equipes de Compras, Produção e Distribuição da Danone.
“Aqui no Brasil tivemos o prazer de participar de um AI Learning Expedition Day no Microsoft Technology Center (MTC), em São Paulo. Foi uma experiência imersiva, onde exploramos as últimas inovações em inteligência artificial, incluindo iniciativas conjuntas entre Microsoft e Danone em nível global para o futuro da IA. Analisamos casos de uso da tecnologia ao longo da cadeia de valor da Danone, vislumbrando o impacto transformador dessa tecnologia em nossos negócios”, conta Leonardo Sotocorno, Diretor de IT & Data da Danone Brasil.
A empresas embarcarão em uma jornada conjunta de aprendizado, desempenho, inovação e criação de valor, com o objetivo comum de capacitar a força de trabalho a aproveitar ao máximo a IA e desbloquear novas habilidades.
A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.