Danone conquista o primeiro lugar no Índice Global de Nutrição da ATNi 2024

 

 

A Danone, empresa líder em alimentos e bebidas, alcançou a posição de destaque no Índice Global de Nutrição pela Access to Nutrition Initiative (ATNi), organização sem fins lucrativos que desafia a indústria alimentícia, investidores e formuladores de políticas a moldar sistemas alimentares mais saudáveis. A conquista destaca o compromisso contínuo da empresa na promoção da saúde por meio da alimentação a consumidores e pacientes, em todas as fases da vida.

No Brasil, a companhia se orgulha de promover um portfólio saudável nas categorias de lácteos, à base de plantas e nutrição especializada, com marcas reconhecidas como Activia, YoPRO, Danoninho, Danone, Aptanutri, Milnutri, Nutridrink, entre outras. Além disso, 98% de seus produtos vendidos no País não possuem o alerta frontal de “alto em”, de acordo com a legislação nacional de rotulagem vigente, reforçando o foco da companhia em saúde e nutrição.

“As empresas de alimentos têm um papel importante a desempenhar considerando os desafios globais de saúde e as necessidades nutricionais das pessoas, em todas as fases da vida. Esse reconhecimento global reforça os nossos esforços diários, como Empresa B, em promover saúde e acesso à nutrição por meio de nossos produtos e ajudando pessoas a fazerem escolhas mais informadas” afirma Tiago Santos, Presidente da Danone no Brasil.

 

Destaques do Índice Global de Nutrição 

 

  • Liderança em Perfil NutricionalA Danone obteve a maior pontuação média de saúde (Health Star Rating - HSR) de 3,8 de 5, refletindo a qualidade nutricional de seus produtos.
  • Compromisso com Produtos Saudáveis: A empresa ultrapassou a meta de ter pelo menos 50% das vendas derivadas de produtos considerados mais saudáveis, superando o benchmark do setor.
  • Foco em Transparência Nutricional: A Danone se destacou com uma nota de 9,6 de 10 pela transparência nutricional dos seus produtos, adotando práticas de relatórios sobre a porcentagem de sua receita proveniente de produtos classificados como "mais saudáveis".
  • Compromisso com a Saudabilidade do Portfólio:  A companhia também desenvolveu ainda mais saudabilidade de seu portfólio com metas globais aplicadas a todas as categorias de produtos líderes. Sua transparência e responsabilidade, tanto internas quanto externas, receberam uma avaliação de 9,5 de 10 em suas ações para promover a saúde pública.
  • Programas de Nutrição para Equipes Internas: A Danone está entre as quatro únicas empresas que oferecem um programa de nutrição completo para suas equipes internas, abrangendo os pilares nutricionais e disponibilizando suporte aos seus colaboradores, em todos os mercados.

“Alcançar a maior nota e obter destaque no Índice Global de Nutrição da ATNi reflete o legado da Danone em pesquisa, ciência e inovação no setor de alimentos. Estes são pilares enraizadas em nossa essência como companhia, desde a criação do nosso primeiro iogurte há mais de 100 anos. Seguimos motivados em nossa Jornada de Impacto para continuarmos oferecendo produtos cada vez mais saudáveis e que atendam às necessidades nutricionais das pessoas em todas as fases da vida”, afirma Gustavo Alvarez, Diretor de R&I da Danone no Brasil.

 

Sobre a Danone

A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, produtos à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.