DANONE FAZ BALANÇO DE PRIMEIRO ANO DO "FAZENDA TUDO DE BEM", PROGRAMA QUE VISA A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR ANIMAL
Com investimento inicial de R$ 3 milhões, a iniciativa tem como objetivo implementar práticas transformadoras em toda a cadeia do leite.
Um ano após assumir o compromisso público de promoção do bem-estar animal na cadeia leiteira, a Danone Brasil conta como foi a primeira fase do "Fazenda Tudo de Bem". Com um investimento inicial de R$ 3 milhões, o projeto promove transformações estruturais que favoreçam práticas regenerativas e sustentáveis, com o bem-estar animal como pilar central. Com a primeira fase finalizada, projeta avanços para 2025.
Em 2024, o programa mapeou as necessidades em 98% das fazendas parceiras da Danone, com o apoio da BE.Animal, empresa especializada em desenvolver estratégias para a adoção e aperfeiçoamento de boas práticas de bem-estar animal nas cadeias produtivas da pecuária. Nessa etapa, foram analisados aspectos fundamentais como ambiente, manejo, nutrição, saúde e comportamento dos animais de cada uma das fazendas, para que o programa tenha padronização de processos e seja o mais exclusivo possível em suas ações, atuando de acordo com as necessidades individuais de cada propriedade. O mapeamento indicou áreas de intervenção, como a promoção de ambientes livres de estresse, cuidados sanitários adequados, e práticas mais eficazes de nutrição e colostragem nas primeiras horas de vida dos bezerros.
"Os dados do mapeamento revelam avanços importantes nas práticas de bem-estar animal que podemos aprimorar ao lado de nossos fornecedores de leite parceiros. Atualmente, 95% das deles já contam com algum tipo de suporte técnico, muitos em parceria com outros projetos da Danone, mas sabemos que ainda há espaço para melhorar. Outro ponto importante a ser considerado é que queremos que esses processos sejam padronizados, uma vez que estamos investindo em levar ao campo as técnicas mais modernas e eficazes possível”, explica Leonardo Siman, Gerente de Compra de Leite da Danone Brasil.
Paralelo a essa etapa, a Danone capacitou seu corpo técnico com a BE.Animal. Entre aulas teóricas e práticas, os especialistas estão prontos para que possam dar suporte aos produtores de leite ao longo de todo o processo. As práticas do projeto-piloto do Fazenda Tudo de Bem foram introduzidas em 20% de fazendas, iniciando pela capacitação das pessoas que trabalham nas fazendas, em todos os processos da produção do leite. Para que isso seja eficaz, os técnicos da Danone e seus parceiros especializados estão investindo nas pessoas, especialmente nas que estão na linha de frente do trabalho no campo, para que elas entendam a importância do bem-estar animal, bem como as transformações e processos de ajustes que devem ser realizados.
As práticas do projeto-piloto do Fazenda Tudo de Bem foram introduzidas em 20% de fazendas, iniciando pela capacitação das pessoas que trabalham nas fazendas, em todos os processos da produção do leite. Para que isso seja eficaz, os técnicos da Danone e seus parceiros especializados estão investindo nas pessoas, especialmente nas que estão na linha de frente do trabalho no campo, para que elas entendam a importância do bem-estar animal, bem como as transformações e processos de ajustes que devem ser realizados. Algumas ações já estão em andamento, como a cura do umbigo, colostragem e aleitamento corretos, para garantir a saúde dos animais desde que nascem.
PRÓXIMA FASE- Com o projeto-piloto em andamento, a Danone deve acompanhar os resultados, fazer ajustes necessários para expandir o programa a outros 30% de fazendas, validando as práticas implementadas e escalando as iniciativas.
"O Fazenda Tudo de Bem é um projeto inovador que visa implementar boas práticas de bem-estar animal na cadeia do leite brasileira, alinhado à meta global da Danone de promover uma produção mais regenerativa e sustentável. Temos parceiros engajados e muito especializados nos ajudando a aplicar todas essas práticas, muito bem-recebidas por nossos parceiros. Além disso, queremos tornar o programa um modelo escalável e replicável, com impacto positivo na saúde dos animais e na qualidade do leite, além de compartilhar com outras indústrias lácteas, pois acreditamos que a melhoria do bem-estar animal é uma agenda coletiva, que deve engajar toda a cadeia do setor", completa Henrique Borges, Diretor de Compras da Danone Brasil. Este avanço reforça a missão da Danone Brasil em apoiar os produtores de leite na transição para práticas mais sustentáveis, destacando o bem-estar animal como um pilar central para a perenidade da atividade leiteira no Brasil. Sobre a Danone – A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, produtos à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada à visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. Sobre a Danone - A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, produtos à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada à visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.
CORPO TÉCNICO DA DANONE EM DIA DE CAPACITAÇÃO DO FAZENDA TUDO DE BEM