Danone Brasil expande programa de aceleração de carreiras para pessoas pretas e pardas
Lançado em 2023, Raízes tem 100% de participantes a mais em relação ao ano anterior e 50% de presença feminina em nova edição
A Danone Brasil, empresa líder de alimentos e bebidas, lança a segunda edição de seu programa afirmativo de aceleração de carreiras para pessoas pretas e pardas, o Raízes. Alinhado à sua Jornada de Impacto global para promover uma cultura única, diversa e inclusiva, e com o objetivo de ter mais de 30% de pessoas pretas e pardas em cargos de liderança no Brasil até 2030, o programa chega à sua segunda edição. Com 50% de presença feminina e expansão para cargos plenos e júniores, pretende desenvolver 22 Danoners (como chamam as pessoas que trabalham na empresa), ampliando a participação em 100% em relação a 2023.
Desenvolvido em parceria com o Movimento Pela Equidade Racial (MOVER) e a Consultoria Tree Diversidade, a segunda edição do Raízes torna-se um programa cada vez mais completo para o desenvolvimento profissional e pessoal, ao incluir módulos voltados para ancestralidade, gestão de projetos, marketing pessoal, influência, negociação etc.; atividades de conhecimento do negócio com Danoners de áreas estratégicas e trilha de letramento racial de nível básico ao avançado conectada com as ações do Grupo de Afinidade Racial: “Além da Pele”.
“Diversidade, equidade e inclusão fazem parte do modelo de gestão da Danone, e a fim de aumentar a conexão de Danoners com propósitos individuais, acelerar suas carreiras e gerar o sentimento de pertencimento e ambiente seguro, buscamos ampliar suas experiências com programas e iniciativas que promovam oportunidades de desenvolvimento”, declara André Rapoport, Diretor de Recursos Humanos da Danone Brasil.
Segundo o executivo, para atender as percepções para futuras melhorias dentro do programa, foram ouvidos os feedbacks de participantes anteriores. “Com os aprendizados adquiridos com a edição realizada em 2023, procuramos elaborar uma jornada de protagonismo para Danoners participantes, contemplando maior número de mulheres e talentos de cargos plenos e júniores identificados em toda a companhia”, comenta Rapoport.
Para Fernando Soares, gerente de Projetos do MOVER, o Raízes mostra como a diversidade, equidade e inclusão fazem parte de uma agenda prioritária da companhia. "Ser membro do MOVER é firmar um compromisso estratégico com a pauta da equidade racial para além do discurso, solidificado em ações efetivas. O Programa Raízes é um exemplo disso. Ver uma sala repleta de futuras lideranças negras tendo acesso a conteúdo de alto nível causa impacto na vida das pessoas e potencializa o futuro da Danone", afirma o executivo.
Já para a Luanny Faustino, sócia da Tree Diversidade, participar da segunda edição do Raízes é uma jornada de transformação não apenas para as pessoas profissionais negras que integram o programa, mas também para a consultoria. “No primeiro ciclo, testemunhamos histórias inspiradoras de superação e crescimento que nos tocaram profundamente. Esses relatos nos mostraram o poder de um apoio genuíno e contínuo. Para esta nova edição, nos dedicamos a criar um programa ainda mais robusto e acolhedor. Nosso compromisso é seguir construindo um legado de inclusão e oportunidade, acreditando no potencial extraordinário de cada pessoa participante. Estamos radiantes por termos a oportunidade de utilizarmos nossos mais de 6 anos de expertise para apoiarmos a Danone na sua jornada de criar um ambiente verdadeiramente igualitário para profissionais negros."
A Danone Brasil é formada por 37% de pessoas negras (pretas e pardas) autodeclaradas, tendo 17% em cargos de gerência e direção. Com a iniciativa, a companhia busca consolidar um modelo de robusto de inclusão de pessoas não-brancas internamente e fortalecendo sua cultura inclusiva.
A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.