Danone Brasil lança programa inédito de mentoria para impulsionar a liderança feminina na companhia 

 

Programa Mentoria D’Elas reflete o compromisso da Danone em promover uma cultura de liderança inclusiva e equitativa, além de oferecer oportunidade de desenvolvimento profissional para mulheres 

 

Dados do Censo de 2022 realizado pelo IBGE, apontam que 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. Embora sejam a maioria, ainda existe pouca representatividade em cargos de liderança no ambiente corporativo, com apenas 39,1%. Para transformar essa realidade e incentivar o crescimento da liderança feminina dentro da companhia, a Danone, líder global em alimentos e bebidas, lança o “Mentoria D'elas”, que visa acelerar a presença de mais mulheres em posições estratégicas no negócio, por meio de capacitação e troca de experiências.  

A iniciativa, desenvolvida em colaboração com o Grupo de Afinidade de Gênero da empresa, tem como líder Marina Fernie, Vice-presidente de Marketing da Danone Brasil. Segundo ela, o programa tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação entre as colaboradoras, promovendo uma mudança significativa, não apenas nas trajetórias profissionais individuais, mas também na mentalidade coletiva, já que uma das metas da Jornada de Impacto da Danone é alcançar o equilíbrio de gênero em seus cargos de gestão até 2030, globalmente.  

“A Danone tinha como meta ter 40% de mulheres em cargos gerenciais e de diretorias até 2025, porém já ultrapassamos esse número com 52%. Agora, nosso desafio é preparar mais mulheres para compor o quadro geral e assumir cargos de CEOs. Por isso, a primeira edição da Mentoria D’Elas nasce para inspirar e preparar as profissionais da companhia”, destaca. 

A Mentoria D’Elas é estruturada em quatro fases dinâmicas, cada uma projetada para aumentar o potencial de liderança das participantes, desenvolvendo e criando um espaço de colaboração e troca para mulheres que visam essa oportunidade dentro de suas carreiras. O programa tem duração de seis meses e conta com mais de 50 mulheres, oferecendo uma trilha de desenvolvimento com: 

 

  • Alinhamento e Preparação: As participantes são conectadas com suas mentoras em encontros mensais, para estabelecer objetivos e expectativas.  
  • Desenvolvimento Progressivo: As mentoradas embarcam em uma jornada de autodescoberta e crescimento. Com o apoio de suas mentoras, identificam suas áreas de desenvolvimento e traçam um plano personalizado para alcançar seus objetivos. 
  • Implementação e Ação: Com um plano definido, participam de atividades práticas projetadas para impulsionar seu crescimento profissional. Este é o estágio onde a aprendizagem se traduz em ações. 
  • Avaliação e Reflexão: Ao final do programa, realizam uma autoavaliação, refletindo sobre seu progresso e identificando áreas para contínua evolução. O feedback das mentoras é importante neste estágio, ajuda a solidificar as lições aprendidas e definir futuras estratégias de fortalecimento. 

 

"Hoje, 48% do nosso time é formado por mulheres, cis ou trans. Pensando na jornada de equidade entre homens e mulheres dentro da Danone, buscamos entender as boas práticas do mercado que reforçassem nosso compromisso contínuo com a equidade de gênero e a inclusão. Alinhado ao nosso posicionamento Tudo de Bom, Tudo de Bem, o Programa Mentoria D’Elas busca não apenas elevar as mulheres como líderes, mas também construir um espaço de troca e colaboração entre elas, que compartilham dos mesmos anseios e objetivos. Este é o compromisso da Danone para a promoção de uma cultura de liderança inclusiva e empoderada", conclui Fernie. 

 

Sobre a Danone

A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, produtos à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.