DANONE BRASIL DIVULGA REDUÇÃO DE CO2 E COMPROMISSOS DE CIRCULARIDADE EM RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Capacitação de produtores parceiros, inclusão de pessoas e ações contra desperdício de alimentos são alguns marcos ESG da companhia em 2022

 

Líder global em alimentos e bebidas, a Danone destaca os resultados de iniciativas realizadas em 2022 e publicadas em seu Relatório de Sustentabilidade no Brasil. Primeira grande indústria de alimentos e bebidas a ser reconhecida como B Corp em todas as suas marcas no país, a empresa reforça sua transparência ao destacar projetos de agricultura regenerativa, mudanças climáticas, circularidade, combate ao desperdício de alimentos e diversidade inclusiva.

A Danone busca aliar o sucesso nos negócios ao desenvolvimento socioambiental, estabelecendo parcerias e envolvendo a comunidade, com transparência e permeando as relações construídas ao longo de décadas. A empresa reconhece que a responsabilidade vai além dos portões das fábricas, estendendo-se a todos os elos da cadeia: produtores, fornecedores, funcionários, consumidores e atores da cadeia de reciclagem.

Da rastreabilidade de insumos, passando por práticas regenerativas de produção de leite – sua principal matéria-prima – até a certificação de fábricas e a destinação correta de resíduos, incluindo o pós-consumo: a Danone trabalha globalmente com o compromisso de descarbonizar toda a sua cadeia de valor para ser Net Zero em carbono até 2050, reduzir o desperdício e ter 100% das suas embalagens recicláveis, reutilizáveis e/ou compostáveis até 2030.

“Nossos compromissos são reafirmados pela operação no Brasil. Além de estarmos alinhados com os princípios de uma empresa orientada à missão e nosso crescimento como B Corp, temos uma posição estratégica dentro da estrutura da Danone. Sabemos da nossa responsabilidade e potencial de impacto positivo para um planeta saudável, bem como pessoas e comunidades prósperas,” comenta Michael Behrndt, Diretor-Executivo de Inovação e Sustentabilidade da Danone Brasil.

Nesta jornada, destacam-se algumas ações locais. Pioneira em agricultura regenerativa no país, a Danone já conta com mais de 1 mil hectares atendidos por essa prática que se baseia na proteção do solo, capacitação de produtores – levando as melhores metodologias e treinamentos –, e promoção do bem-estar animal, para oferecer um leite de melhor qualidade aos consumidores.

Por fim, o lançamento do slogan “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”, expressa o compromisso Danone com um portfólio de alimentos e bebidas saudáveis e saborosos, e a forma sustentável de fazer negócios.

Por meio do Projeto Flora, as práticas estão em mais de 30 fazendas, responsáveis por cerca de 14% do volume de leite diário captado para a produção da Danone no país e 26% de redução de carbono equivalente nas fazendas participantes neste projeto. O Flora tem como objetivo não só contribuir para as metas climáticas, mas redesenhar processos em todo o ecossistema produtivo e fomentar mais eficiência e rentabilidade no campo.

A Danone também tem metas de combate à insegurança alimentar como a redução de 50% do desperdício de alimentos em suas operações e centros de distribuição até 2030. Em 2022, foram doados mais de 336 mil kg de produtos (equivalente a cerca de R$ 9 milhões) a 622 instituições, impactando 215 mil pessoas em 13 estados brasileiros, por meio de instituições como Mesa Brasil e Todos à Mesa, parceiros da empresa nessa jornada.

A Alinhada aos propósitos de economia circular, a Danone apoiou iniciativas transformadoras por meio de projetos como o AVANTE! Recicla, que promove o desenvolvimento, valorização e profissionalização de catadores de materiais recicláveis, e recuperou 5 mil toneladas de recicláveis, beneficiando 17 organizações parceiras, 695 catadores mobilizados, em seis estados brasileiros. Com o Reciclar pelo Brasil, plataforma nacional de reciclagem, que trabalha para a regularização, profissionalização e melhoria de renda de catadores, colaborou com 231 cooperativas e 4.639 cooperados, conseguiu recuperar 115 toneladas, em 26 estados.

Além disso, a Danone mantém o programa Kiteiras, um canal de vendas porta a porta criado em 2011 com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo e empoderamento de mulheres de comunidades menos favorecidas, por meio da venda de kits exclusivos de produtos. Neste ano, o programa contou com a atuação de 1.232 kiteiras, que alcançaram 21 mil famílias com produtos Danone em sete estados nacionais.

O relatório também traz o investimento da empresa nas frentes de ciência e pesquisa em nutrição. Em 2022, a empresa publicou três estudos científicos sobre Seletividade Alimentar, Índice Glicêmico e Prevalência de Dificuldades Alimentares de crianças de 1 a 6 anos. Ademais, o programa NutriCover, conduziu globalmente pesquisas independentes para impulsionar coletivamente a discussão sobre o impacto nutricional da Covid-19 e o uso da terapia nutricional durante a recuperação dos pacientes.

 

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2022 DANONE: 

corporate.danone.com.br/relatorio-de-sustentabilidade-2022

 

Sobre a Danone

 

A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada. Com uma missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número possível de pessoas, a Danone visa inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se a alcançar um impacto mensurável em nutrição, incuindo demais âmbitos sociais e ambientais. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a criação de valor no longo prazo. Com 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou € 27,7 bilhões em vendas em 2022. O portfólio da Danone inclui marcas líderes internacionais como Activia, YoPRO, Danoninho, Aptanutri, Fortini, Nutridrink, entre outras). Listada na Euronext Paris e presente no mercado OTCQX por meio de um programa ADR (American Depositary Receipt), a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Ethibel Sustainability Index, o MSCI ESG Índices, o FTSE4Good Index Series, o Bloomberg Gender Equality Index e o Access to Nutrition Index. Até 2025, a Danone pretende obter a certificação B Corp ™ em todas as frentes de negócios pelo mundo.

 

Assessoria de comunicação da Danone

 

Viviane Andrade

viviane.andrade@fleishman.com.br

11 98542-0188

 

Tania Longaresi

tania.longaresi@fleishman.com.br

11 95946-6498

 

Joyce Oliveira

joyce.oliveira@fleishman.com.br