DANONE BRASIL INVESTE EM PORTFÓLIO SAUDÁVEL E GARANTE 98% DE SEUS PRODUTOS SEM ROTULAGEM FRONTAL

A escolha alimentar consciente ficará mais fácil para os consumidores com a nova legislação de rotulagem nutricional, que trará nova rotulagem frontal com o objetivo informar, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio no alimento.

 

 

Fruto de um compromisso global, a Danone vem investindo em pesquisa e inovação para melhorar a qualidade nutricional de seus produtos, diminuindo a quantidade de açúcares, sódio e gorduras das composições. Como resultado desse trabalho, no Brasil, a empresa anuncia que 89% do volume de seu portfólio é classificado como saudável (segundo Health Star Rating – nota acima de 3,5) e que 98% dos seus produtos não terão rotulagem nutricional frontal de acordo com a nova legislação vigente no país.

Recentemente, a Danone lançou sua primeira campanha que traduz sua visão One Planet. One Health, com o posicionamento local da marca mãe: “Tudo de Bom, Tudo de Bem, que remete ao seu portfólio saudável e o modelo sustentável presente em tudo o que a Danone faz.  “Entregar ao consumidor um portfólio com 98% dos itens sem rotulagem frontal sintetiza o compromisso e o propósito da Danone em focar em saudabilidade. A Danone é “Tudo de bom” porque tem a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível. E “Tudo de Bem” porque produz de forma sustentável, trabalhando junto a produtores de leite, enquanto incentiva o desenvolvimento sustentável nas fazendas”, enfatiza Ana Assis, Head de Indulgence, Kids e Masterbrand na Danone Brasil.

 

Com mais de 900 milhões de consumidores em todo o mundo, a Danone assumiu a responsabilidade de investir na melhoria da qualidade nutricional dos produtos, bem como diminuir a ingestão de açúcares e gorduras adicionados.

 

Melhoramos nosso portfólio continuamente por meio de reformulação. No Brasil, 89% do volume apresenta pontuação acima de 3,5 de acordo com o sistema HSR – Health Star Rating,” detalha Ana Grubba, Diretora de Assuntos Médicos e Acesso da Danone Brasil. Um dos exemplos dos investimentos com foco na saudabilidade é o Danoninho, que reduziu mais de 40% do açúcar de sua fórmula, alinhado ao compromisso da Danone em levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível. A reformulação incluiu redução de aproximadamente 7% de açúcares totais em todos os Petit Suisse da marca.  as quantidades de vitaminas e minerais essenciais, como cálcio e vitamina D, foram mantidos”, completa.

Antes mesmo da nova legislação, a Danone já investia em iniciativas visando informar melhor aos consumidores e permitir que se tornem protagonistas de sua alimentação. “Acreditamos que é positivo permitir uma distinção adequada entre todos os alimentos, seja dentro da mesma categoria ou entre categorias, ao mesmo tempo em que reflete a qualidade nutricional de um produto, levando em conta os nutrientes que têm relevância para a saúde. E a Danone continuará oferecendo cada vez mais opções em seu portfólio que cumpram as expectativas de saudabilidade para saúde das pessoas e do planeta. Faz parte da nossa estratégia executar um modelo de negócio capaz de impactar as pessoas, o mercado e o meio ambiente. Foi seguindo essa diretriz que nos tornamos a primeira grande empresa de alimentos a conquistar o certificado de Empresa B”, explica Ana Assis.

 

NOVOS RÓTULOS DE ALIMENTOS – A nova legislação teve início em outubro de 2022, atualizando as regras para a declaração da composição nutricional dos alimentos. As atualizações buscam melhorar a clareza e facilitar a leitura das informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos, para auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes. A principal mudança é a rotulagem nutricional frontal, um símbolo informativo situado na parte da frente das embalagens com o desenho de uma lupa, seguido da informação ALTO EM. A rotulagem frontal tem como objetivo informar ao consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio no alimento, dada a sua importância para a saúde.

 

Acreditamos que as novas regras de rotulagem, em especial a rotulagem nutricional frontal, facilitam a compreensão do consumidor e auxiliam em suas escolhas alimentares.  Em países que essas normas ainda não estão estabelecidas, seguimos os critérios da União Europeia quanto ao teor de açúcares, sódio e gorduras saturadas em todos os produtos lácteos ou à base de plantas para diferentes faixas etárias. Esse compromisso faz com que constantemente a Danone revise a formulação dos seus produtos para reduzir progressivamente os teores desses nutrientes, à frente das legislações locais”, afirma Joana Aranha, Gerente de Assuntos Regulatórios da Danone Brasil.  

 

De acordo com a nova legislação, passará a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e açúcares adicionados na tabela de informação nutricional, além da declaração do valor energético e de nutrientes por 100g ou 100ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.

 

Nem todos os alimentos conterão a rotulagem frontal, somente aqueles que ultrapassarem os limites determinados como “alto em” açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio e, a depender das características nutricionais do alimento, poderá exibir a rotulagem frontal para um, dois ou três nutrientes.

 

As indústrias terão que adequar seus rótulos até outubro deste ano. Pequenos produtores têm prazo até 2024 e retornáveis, até 2025. A partir desses prazos, estima-se que os pontos de vendas terão produtos com rotulagens distintas até o final de 2025.

 

SOBRE O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DOS ITENS DANONE – Health Star Rating (HSR) é um sistema voluntário internacional de classificação de alimentos industrializados de acordo com o perfil nutricional geral. Atribui uma classificação de 1/2 estrela a 5 estrelas, e fornece um padrão de comparação de alimentos embalados semelhantes. Quanto mais estrelas, mais saudável é a escolha.

 

Além do sistema HSR, para mensurar o índice de saudabilidade de seus produtos, desde 2017, a Danone adota também o modelo de rotulagem NutriScore (também chamado de Rótulo Nutricional de 5 cores). Esse sistema classifica os alimentos de A a E, nota que leva em considerações aspectos negativos (calorias, sal, gorduras e açúcares) e positivos (frutas, vegetais, legumes e oleaginosas, fibras e proteínas). Ele funciona com o intuito de ser uma base para comparar produtos – sendo que a letra A, em verde, é mais positiva e a letra E, em vermelho, mais negativa. França, Espanha, Bélgica e Portugal adotam o Nutriscore. Em outros países, a empresa adota essa metodologia para classificar seus alimentos. Os produtos que obtêm uma pontuação A têm o maior valor nutricional – aqueles que pontuam E têm o menor valor nutricional. Escolhas mais saudáveis e pontuações mais favoráveis estão associadas a um maior teor de fibras, proteínas, frutas e vegetais. Gorduras saturadas, açúcares adicionados e sal contribuem para uma pontuação menos favorável.

 

 

 

Sobre a Danone

 

A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada. Com uma missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número possível de pessoas, a Danone visa inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se a alcançar um impacto mensurável em nutrição, no social e ambiental. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a criação de valor no longo prazo. Com 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou € 27,7 bilhões em vendas em 2022. O portfólio da Danone inclui marcas líderes internacionais (Actimel, Activia, Aptamil, Danette, Danonino, YoPRO, Nutricia, entre outras). Listada na Euronext Paris e presente no mercado OTCQX por meio de um programa ADR (American Depositary Receipt), a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Ethibel Sustainability Index, o MSCI ESG Índices, o FTSE4Good Index Series, o Bloomberg Gender Equality Index e o Access to Nutrition Index. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas multinacionais a obter a certificação global B Corp™.  

 

 

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