Danone inova e lança programa global de desenvolvimento de habilidades de Inteligência Artificial
Para enfrentar os desafios do futuro do mercado de trabalho, empresa anuncia investimento global de 100 milhões de Euros em programa que prevê treinar mais de 100 mil colaboradores e colaboradoras em todo o mundo, atrair talentos e a criação de um centro dedicado de treinamento
No coração da revolução das habilidades da Inteligência Artificial (IA), a Danone, líder global de alimentos e bebidas, está se preparando para enfrentar os desafios do futuro do mercado de trabalho com um programa inovador lançado globalmente. Chamado DanSkills, esse treinamento tem dois objetivos principais: capacitar mais de 100.000 Danoners (pessoas que trabalham na empresa) em todo o mundo para os empregos do futuro e atrair novos talentos. Até 2030, a Danone planeja realocar um milhão de horas de treinamento ao ano para ajudar sua equipe a aprender as habilidades do futuro. O projeto prevê um investimento de 100 milhões de Euros e, também, a criação de um centro dedicado de treinamento em gestão na unidade de Evian da Danone.
“As revoluções em tecnologia digital e inteligência artificial, juntamente com as transições dos modelos de trabalho e a mudança do perfil demográfico, exigiram que a empresa repensasse radicalmente o mundo do trabalho e desenvolvesse novos modelos organizacionais sustentáveis. Em meio esse novo cenário, a Danone criou o programa DanSkills para preparar sua força de trabalho para a próxima revolução das habilidades e para prosperar em uma economia em rápida mudança, objetivos alinhados também com a nossa Jornada de Impacto”, explica Andre Rapoport, diretor-executivo de Recursos Humanos da Danone Brasil. “O início desse projeto marca a primeira etapa da criação do novo Pacto Social lançado pela Danone em 2023 na França, quando reuniu uma ampla equipe de líderes e especialistas para refletir sobre os desafios humanos e sociais dos próximos anos”, detalha Rapoport.
No Brasil, as áreas de Recursos Humanos, Inovação e MasterData já utilizam a IA no dia a dia, incluindo o desenvolvimento de embalagens e de novos produtos, e no relacionamento com Danoners e parceiros de negócios. Recentemente, a empresa também disponibilizou uma ferramenta de IA para todo o seu público interno. Ainda neste ano, a Danone dará início ao programa no país, que será adaptado para cada função e habilidades, incluindo escritórios, fábricas e força de vendas.
Baseado no Projeto Duplo da empresa há mais de 50 anos, que une o sucesso econômico ao progresso social e ambiental, o DanSkills forma parte integrante dos compromissos da Jornada de Impacto da Danone. O programa dará a cada Danoner a chance de aproveitar oportunidades de trabalho em linha com suas aspirações profissionais. Durante esse processo, o DanSkills reforçará o potencial da empresa para inovação, criatividade, eficiência compartilhada e desempenho.
Em resumo, o programa global de desenvolvimento de habilidades inclui:
- Implementação nos 55 países onde a Danone atua;
- Cerca de um milhão de horas de treinamento ao ano, com início em 2024;
- Expansão para parceiros externos da empresa para incentivar transições digitais, ambientais e alimentares.
A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.