Promovendo o bem-estar animal em parceria com nossos fornecedores

 

A Danone possui uma política de bem-estar animal e não tolera maus tratos aos animais. 

Desde 2005, a empresa fomenta rigorosas práticas de manejo e bem-estar animal, respaldadas em evidências científicas e baseadas nos principais protocolos nacionais e internacionais, além de estarem de acordo com a legislação brasileira. 

Os fornecedores são auditados frequentemente com o objetivo de implementar novas e melhores práticas continuamente. Caso identificada qualquer fazenda com práticas que não condizem com os protocolos de bem-estar animal estabelecidos pela companhia, um plano de ação é gerado e implementado. 

Enquanto a Danone reconhece que existem melhorias setoriais necessárias, a empresa também acredita fielmente que os produtores fornecedores de leite são atores fundamentais no desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva do leite, e devem ser considerados como agentes centrais da transição para melhores práticas de bem-estar animal. 

Por isso, além da avaliação global de bem-estar animal, a Danone está avançando por meio de iniciativas locais, buscando estabelecer e promover melhores práticas de criação e manejo entre seus fornecedores parceiros, e influenciar positivamente todo o setor. 

Em novembro de 2023, a Danone lançou de forma pioneira o programa “Fazenda Tudo de Bem”, que faz parte do Compromisso Público de Bem-Estar Animal da Danone. Ele conta com um investimento de R$ 3 milhões destinados a promoção do bem-estar animal na criação e manejo dos bovinos leiteiros, tendo uma primeira fase de investigação e diagnóstico já em andamento para garantir que todas as melhorias necessárias serão abrangidas. O Compromisso e o programa foram desenvolvidos em parceria com a BE.Animal, a F&S Consulting e a Embrapa Gado de Leite. A Danone também conta com a parceria global da Compassion in World Farming (CIWF). 

Saiba mais abaixo: 

 

Compromisso público de promoção do Bem Estar Animal

 

A Danone Brasil é movida pela visão global do nosso Projeto Duplo, que vincula sucesso econômico com progresso socioambiental. Como parte disso, temos o compromisso de promover o bem-estar animal em todas as etapas da nossa cadeia de fornecimento de leite no país. Enquanto produzimos produtos que são “Tudo de Bom”, temos o compromisso de fazer “Tudo de Bem” pelas pessoas, pelo meio ambiente e pelos animais. 

O leite é a nossa principal matéria-prima, por isso, entendemos que incentivar boas práticas de bem-estar animal na criação e manejo dos bovinos leiteiros faz parte de nossa responsabilidade como indústria, além de ser fundamental reconhecer o produtor de leite como nosso principal parceiro, e convidá-lo a fazer junto conosco a transição para a sustentabilidade da atividade leiteira, assim como para o nosso negócio no Brasil.

Como Empresa B, ouvimos os diferentes pontos de vista, entendemos a nossa responsabilidade socioambiental e buscamos a melhoria contínua da nossa forma de fazer negócio: queremos ser não a melhor empresa do mundo, mas a melhor empresa para o mundo. Além da avaliação global de bem-estar animal, estamos avançando por meio de iniciativas locais rumo a uma Jornada de Impacto para conduzir o caminho​ para modelos de agricultura regenerativa com pioneirismo na produção leiteira. Nossa meta global é obter 30% dos nossos principais ingredientes adquiridos diretamente de fazendas já em transição para práticas regenerativas até 2025, sendo o bem-estar animal um pilar fundamental nesse plano de ação. 

Em linha com o progresso alcançado em bem-estar animal ao longo dos anos e a nossa ambição de promovermos as transformações estruturais e setoriais necessárias rumo à uma nova economia, definimos um programa pioneiro no Brasil, em parceria com outras instituições renomadas e de referência, acerca da jornada que iremos trilhar nos próximos anos rumo aos mais altos padrões de bem-estar animal, com iniciativas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas.

Por isso, anunciamos em novembro de 2023, o nosso compromisso público para a promoção do bem-estar animal, através da iniciativa “Fazenda Tudo de Bem”: um programa pioneiro de sustentabilidade e bem-estar animal, que será a base para o desenvolvimento desse compromisso na prática nos próximos anos. 

 

 Objetivos:

compromisso bem estar animal

 

Projeto Educampo

Desde 2005 o Projeto Educampo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), promove o bem-estar animal de forma direta nas fazendas fornecedoras de leite da Danone por meio de assistência técnica e gerencial (AT&G), visando melhores índices nutricionais e de conforto para os animais trazendo gestão e rentabilidade para os produtores.

Atualmente, o Educampo atende mais de 100 fazendas com 7 técnicos de campo, sendo médicos veterinários e zootecnistas, trazendo resultados sólidos em gestão e bem-estar animal. Estes resultados são frutos da capacitação que produtores recebem para gerir melhor suas fazendas, tendo, como uma das prioridades, animais com boa saúde e bem-estar.

Dentre as principais práticas fomentadas pelo Educampo em bem-estar animal estão: promoção de sistemas com maior conforto térmico e sanidade, foco em cria e recria com melhorias nas instalações e nos manejos, balanços nutricionais para alimentação de boa qualidade para cada categoria do rebanho e recomendações veterinárias visando a saúde dos animais e da fazenda como um todo.

 

Projeto Flora

Entre as nossas iniciativas que promovem o bem-estar animal, está também o Projeto Flora. Desde em 2019, investimos em uma operação que promove práticas regenerativas na produção de leite, de forma a beneficiar animais, por meio de alimentação de boa qualidade, acesso ilimitado à água, biodiversidade, capacitações de parceiros no fornecimento de leite e, consequentemente, a qualidade dos nossos produtos. Por meio de modelos sustentáveis de produção, promovemos um ecossistema que privilegia animais, natureza e a redução das nossas emissões de carbono.

A oferta de alimentos e água de qualidade para o rebanho atua diretamente em uma das cinco liberdades de bem-estar animal, a Liberdade de Fome e Sede, fazendo com que os animais fiquem em uma condição favorável de bem-estar.

 

Auditorias de Bem-Estar Animal

Em parceria com o SEBRAE, aplicamos uma auditoria de bem-estar animal com base nas cinco liberdades descritas na Declaração Universal de Bem-Estar dos animais:

·         Liberdade de fome e sede;

·         Liberdade de dores e doenças;

·         Liberdade de desconforto;

·         Liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie;

·         Liberdade de medo e estresse.

Regularmente nas fazendas fornecedoras de leite. O objetivo da auditoria é avaliar se o manejo dos animais e as instalações da fazenda estão de acordo com os padrões cientificamente comprovados que garantem o bem-estar necessário aos animais durante todo o seu ciclo de vida. Com isso, oportunidades podem ser identificadas e, então, abordadas em planos de ação construídos juntos com o proprietário da fazenda, garantindo a melhoria contínua da atividade.

 

OnFarm

Investimos também em tecnologia para auxiliar nossos produtores parceiros a identificarem e a tratarem problemas de saúde comuns, como a mastite. Caracterizada pela inflamação da glândula mamária, essa é a doença mais comum em vacas leiteiras adultas. Para controlar a mastite do rebanho, estabelecemos uma parceria com a OnFarm, startup que utiliza uma solução digital para treinar e capacitar produtores parceiros a utilizarem a tecnologia para identificarem a causa das mastites. Dessa forma, o índice de aplicação de antibiótico e sua utilização profilática é reduzida em até 55% e os animais ganham em saúde e bem-estar.

Em 2022, financiado pela Danone, a iniciativa junto a startup Onfarm, operou com 76 laboratórios nas fazendas reduzindo o consumo de antibióticos em 52%.

 

Agro+Lean (MDA – Master Dairy Business Administration)

Desde 2021, disponibilizamos o curso MDA para capacitação de produtores parceiros no fornecimento de leite, em parceria com a Clínica do Leite.

O Sistema MDA de Produção foi desenvolvido para aplicação em fazendas produtoras de leite – e, por isso, ficou conhecido como MDA (Master Dairy Administration). Na prática, o modelo permitiu a adaptação da filosofia lean, empregada com sucesso na gestão de indústrias, para negócios agropecuários. Além da gestão, o curso trabalha melhoria contínua de processos na fazenda, um dos processos considerados é voltado ao bem-estar animal visando melhor saúde e desenvolvimento dos animais, principalmente na fase jovem.

 

Comquali

A Danone incentiva o uso racional de antibióticos através do Projeto Comquali, este envolve consultoria técnica para a melhoria na qualidade do leite, principalmente relacionada à Contagem de Células Somáticas (CCS), um indicador relacionado diretamente com a saúde do rebanho. O projeto foca no treinamento de ordenhadores, na melhoria dos processos de ordenha, no manejo dos animais, na realização de culturas para redução do uso de antibióticos e nas recomendações técnicas assertivas quanto ao uso de medicamentos. Assim, os produtores obtêm ganhos como redução de perdas de leite, aumento da saúde animal e de segurança de alimentos.