LIDERANÇA FEMININA COLOCA FAZENDA LEITEIRA ENTRE AS TOP 10 EM PROJETO DE GESTÃO E EFICIÊNCIA NO AGRONEGÓCIO

Excelência em agricultura regenerativa, bem-estar animal e qualidade são os destaques da fazenda São Benedito, fornecedora da Danone

 

As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaços relevantes nos mais diversos setores da economia, com conquistas significativas em cargos de liderança. No agronegócio, onde a presença masculina ainda predomina, a participação das mulheres saltou de 13% para 19%, entre 2006 e 2017, de acordo com o último Censo Agro. Parte desta estatística e propulsora da igualdade de gênero na pecuária leiteira, a produtora de leite Érica Alvarenga vem promovendo uma transformação em termos de gestão, qualidade e equidade em sua propriedade. A Fazenda São Benedito, localizada em Olímpio Noronha, em Minas Gerais, é uma das dez fazendas mais eficientes de Minas Gerais, dentre mais de 700 participantes do projeto Educampo – uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Danone e que oferece assistência técnica especializada para produtores rurais.

 

Para administrar mais de 130 hectares e 310 animais com excelência, Érica apostou na capacitação de mulheres para a ocupação de 50% dos cargos da propriedade e em uma estratégia inovadora que atrela sustentabilidade a economia, o que transformou sua fazenda. A entrada no projeto Educampo, em 2015, fez com que indicadores da fazenda, como: (1) produção por área (litros/hectare/ano); (2) margem líquida da atividade leiteira (%); (3) produtividade por animal (litros/animal/dia); (4) percentual de vacas em lactação em relação ao rebanho total (%); e (5) estoque de capital por litro produzido (R$/L), fossem trabalhados de maneira holística, abordando eficiência, redução de desperdícios, promoção de conforto animal e, como consequência, sustentabilidade.

Essa transição foi beneficiada pela parceria que a produtora tem com a Danone, empresa da qual é uma das principais fornecedoras de leite sustentável, com uma produção de cinco mil litros por dia.  Desde 2015 recebendo apoio técnico, a propriedade constatou excelência em quatro pilares:

•             agricultura regenerativa: por meio da rotação de culturas e da incorporação de resíduos orgânicos ao solo, com o manejo correto do próprio solo e dos estercos dos animais;

•             bem-estar animal: com mudanças estruturais para promover o máximo de conforto, manejo adequado e condições de saúde ideais para os animais;

•             gestão: de estoques, de recursos financeiros e de pessoas, com o auxílio de softwares e treinamentos constantes aos funcionários;

•             e qualidade: investindo na mensuração da eficiência do trabalho e do nível dos produtos gerados por meio de índices de excelência, protocolos internos, redução de uso de agrotóxicos e análises regulares de solo e de água.

“Nossa participação no projeto reforça muito uma ideia em que acredito: que as conquistas das mulheres devem estar pautadas no desejo de ir cada vez mais longe por meio da profissionalização e da educação. Como mulher, sei dos desafios que precisei superar para provar meu valor e, por isso, busco sempre estar em contato com as últimas atualizações do mercado, ao lado dos meus colegas e colaboradores”, conta Érica.

 

Inspirada pelas ações de sustentabilidade promovidas pela Danone, a propriedade realiza a reutilização de todo o dejeto gerado nas áreas de plantio da fazenda, retornando cerca de duas mil toneladas de material orgânico às lavouras por ano. Também foi implementado um esquema de energia fotovoltaica por meio de 160 placas, gerando uma economia de 5760 KWH por mês.

 

“Ficamos honrados em ver nossa visão ‘One Planet. One Health’ e nossos valores sendo propagados por nossos colegas e parceiros de negócio. A Fazenda São Benedito é um exemplo do modelo de atuação que acreditamos. Um local que visa os aspectos econômicos e socioambientais como questões fundamentais para promover uma transformação na sociedade e produzir produtos de qualidade com excelência”, afirma Henrique Borges, diretor de Compras de Leite da Danone Brasil.

 

Mesmo após a conquista do ranking TOP 10 fazendas Educampo Minas Gerais, Érica tem uma série de planos para melhorar sua atuação nos próximos anos. A proprietária pretende criar um programa de rotação de culturas nas áreas de plantio por meio de um mix de plantas com sistemas radiculares diferentes que ajudarão a aumentar a oxigenação do solo, melhorando sua estrutura, reduzindo plantas daninhas e aumentando a produtividade por área; ampliar as instalações da recria de gado, dando mais conforto para os animais e reduzindo o estresse térmico; além de fornecer novos treinamentos de sustentabilidade e reciclagem para os colaboradores.

 

“Eu, particularmente, adoro um desafio. Trago a paixão do meu pai, que produzia seu próprio leite por meio de três vacas, e o apoio de uma família que sempre acreditou que eu poderia ser quem eu quisesse – até mesmo uma empreendedora da pecuária leiteira”, finaliza Érica.

 

 

Sobre a Danone

 

A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis ​​e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.

 

 

Assessoria de comunicação da Danone

 

Viviane Andrade

viviane.andrade@fleishman.com.br

11 98542-0188

 

Tania Longaresi

tania.longaresi@fleishman.com.br

11 95946-6498

 

Joyce Oliveira

joyce.oliveira@fleishman.com.br