DANONE ABRE ESPAÇO PARA COLETA E ARMAZENAMENTO DE LEITE MATERNO

Iniciativa atenderá colaboradoras e mães que trabalham no mesmo prédio da sede da empresa em São Paulo para reforçar a importância do alimento nos primeiros mil dias de vida

 

A Danone acaba de ampliar o acesso ao lactário no escritório da companhia em São Paulo, para além das colaboradoras lactantes da empresa. Desta forma, mães que trabalham no mesmo prédio, localizado na Av. Paulista, poderão também desfrutar do espaço para extrair e armazenar o leite materno com conforto e segurança e continuar promovendo o crescimento e o desenvolvimento saudáveis dos filhos.

A extensão do espaço para outras mães, que dividem o mesmo local de trabalho, acontece em uma data marcante, o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio. De acordo com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), nos primeiros mil dias de vida, as células cerebrais podem fazer até mil novas conexões a cada segundo – uma velocidade única na vida. A epigenética mostra que o desenvolvimento cerebral, imunológico e metabólico da criança, é definido, no máximo, em apenas 20% pelos genes¹. Os outros 80% são influenciadores por fatores ambientais¹. Os dados comprovam a importância de ter um olhar cuidadoso nesse período em importantes pilares como nutrição e estímulos para a criança, que determinarão como ela se desenvolverá.

 

 

Amamentar após a retomada do trabalho pode se r um desafio para muitas mães: globalmente falando, somente 44% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses². A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) recomendam o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e a continuação da prática até os dois anos de idade ou mais junto à introdução alimentar de sólidos.  

“Nós sabemos da importância da amamentação para a nutrição adequada dos bebês e queremos que as lactantes colaboradoras e em nosso entorno se sintam acolhidas e à vontade para realizarem a extração do leite materno na Danone. Para as Danoners mães, o espaço físico exprime a nossa cultura de flexibilidade e de autonomia dos profissionais. A mãe pode fazer uma pausa na jornada para amamentar o filho presencialmente e/ou fazer a coleta do leite na empresa”, afirma Dr. José Maciel Fiho, Gerente de Saúde Corporativa da Danone Brasil.  

 

 

Desde 2006, a Danone apoia a causa “Primeiros 1.000 Dias” (www.primeiros1000dias.com.br) e convida também profissionais da saúde, pais, mães e familiares a abraçarem esse movimento e se informarem sobre esse assunto.

 

Para combater a desnutrição infantil, causa de morte de 45% das crianças no mundo, a Danone incentiva e apoia ainda que as lactantes doem o leite materno. O Brasil tem a maior rede de bancos de leite humano do mundo e é referência internacional em coleta, processamento e distribuição do alimento para bebês prematuros ou de baixo peso. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno (PNAISC), junto ao Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), que atualmente conta com 222 bancos de leite humano em todos os estados brasileiros e 217 postos de coleta³.

 

Toda mulher lactante saudável e que não tome medicamentos que interfiram no leite pode ser uma doadora. Após o comparecimento ao posto de coleta, o leite humano passa por um processo rigoroso de análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.

 

Para realizar a doação, a doadora deve higienizar a mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de prender os cabelos e utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado. Também é importante estar em um ambiente limpo e tranquilo e sem animais para evitar contaminações. O líquido dever ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

 

As lactantes podem levar o leite a ser doado pessoalmente ou solicitar a coleta, se estiver disponível na região em que se encontra. Para encontrar um banco de leite humano ou conferir o serviço de coleta domiciliar, basta ligar gratuitamente para o número 136 ou acessar o site: www.rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs

 

 

 

Referências:

 

1.       NUNES, Thayanne Maria Alves de Sousa et al. Consulta de Enfermagem nos Primeiros Mil Dias da Criança: A Importância Da Puericultura. 2016. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/30377-CONSULTA-DE-ENFERMAGEM-NOS-PRIMEIROS-MIL-DIAS-DA-CRIANCA--A-IMPORTANCIA-DA-PUERICULTURA>. Acesso em 10 maio 2022

2.       WORLD HEALTH ORGANIZATION. Infant and young child feeding. 2021. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/infant-and-young-child-feeding. Acesso em 10 maio 2022.

3.       MINISTÉRIO DA SAÚDE. Banco de Leite Humano. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/banco-de-leite-humano. Acesso em 11 maio 2022.

 

 

 

Sobre a Danone 


A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis ​​e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. 

 

Assessoria de Comunicação da Danone
 

Viviane Andrade

viviane.andrade@fleishman.com.br

11 98542-0188


Tania Longaresi

tania.longaresi@fleishman.com.br

11 95946-6498

 

Joyce Oliveira

joyce.oliveira@fleishman.com.br